Tiago Severino
Correspondente
PIRAPORA - Já começou a construção do sistema de coleta e tratamento de esgoto de Pirapora. A obra foi possibilitada graças aos recursos conseguidos pela administração municipal com a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba). São R$ 4,5 milhões para executar a primeira etapa. Nesta semana, começaram a chegar as manilhas que irão ligar a estação de tratamento de esgoto (Ete), com o emissário.
A empresa Maquenge, responsável por realizar o empreendimento, está iniciando a obra a partir da Ete. Serão construídas primeiramente a linha de recalque – que leva os efluentes até a estação elevatória –, a estação de tratamento de esgoto e o emissário. A previsão dos técnicos é de um ano e meio para a conclusão de todo o sistema.
O SAAE - Pirapora fará o acompanhamento das etapas de construção. Na quarta-feira, o engenheiro Helder Freire Cardoso, diretor da autarquia, esteve na área onde será feito o emissário. Helder explica que a Ete tem 97% de eficiência no tratamento do esgoto. “Com a implantação do sistema, a cidade dará um grande salto no quesito de saneamento ambiental e preservação do São Francisco”, comenta o diretor.
Atualmente, o esgoto de Pirapora é lançado in natura no rio ou de maneira clandestina nas galerias de águas pluviais. A gestão do sistema, após a conclusão, será do SAAE. Outras informações sobre a obra da rede esgoto podem ser encontradas no site da autarquia: www.saaepirapora.com.br