Infestação do mosquito da dengue dispara em MOC

Índice de focos do Aedes chega a 14,3%, taxa muito maior que o limite de 1% preconizado pelo Ministério da Saúde: cidade está em alto risco de surto

Da Redação*
Publicado em 25/02/2022 às 00:17.Atualizado em 25/02/2022 às 09:24.
MUTIRÃO - No último sábado, foram retirados das ruas e quintais 44 caminhões de material inservível que poderia abrigar criadouro do Aedes (prefeitura de moc/divulgação)
MUTIRÃO - No último sábado, foram retirados das ruas e quintais 44 caminhões de material inservível que poderia abrigar criadouro do Aedes (prefeitura de moc/divulgação)

Em um cenário em que o Norte de Minas registrou a primeira morte por dengue no Estado em 2022, Montes Claros está em alerta máximo para o risco de surto da doença. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) da cidade, realizado em janeiro, detectou a alarmante taxa de 14,3% de infestação, ou seja, 14 vezes acima do limite aceitável pelo Ministério da Saúde, que é até 1%.

A pesquisa, feita de 10 a 14 de janeiro deste ano, mostra que de cada cem domicílios visitados pelos agentes de zoonoses, 14 apresentaram focos do mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya. O quadro em Montes Claros, portanto, é de alto risco para transmissão de arboviroses.

O levantamento anterior, realizado em outubro, havia registrado um LIRAa de 4,2% – mais de três vezes menor que o atual. Desde então, vários alertas foram dados pelo município para o risco de um ano epidêmico, principalmente com a chegada do período chuvosos, que tem sido marcado por fortes e frequentes temporais na cidade.

Além disso, mutirões de limpeza têm sido realizados para acabar com potenciais focos das larvas do Aedes, como pneus, móveis, entulhos, garrafas e outros utensílios que podem acumular água e são descartados nas ruas e em lotes vagos e que estão nos quintais das casas.

No último sábado, por exemplo, uma ação de limpeza ocorreu em 19 bairros da cidade. Segundo informações da prefeitura, 44 caminhões de materiais inservíveis foram recolhidos. As atividades envolveram 200 pessoas, entre servidores municipais e parceiros.

Foram recolhidos mais de 1.100 pneus e outros materiais recicláveis, todos eles entregues à Associação de Catadores 3Rs Soluções Sustentáveis. Foram utilizados 20 caminhões e 15 caminhonetes.
 
MAIS UM DIA D
A próxima ação será neste sábado (26), em 13 bairros. O recolhimento de material que possa abrigar larvas do Aedes será feito entre 7h e 13h nos seguintes bairros: Bela Vista, Castelo Branco, Edgar Pereira, Jardim Brasil, Jardim Eldorado, Nova Morada, Santa Eugênia, Santos Reis, Vila Antônio Narciso, Vila Atlântida, Vila Mauriceia, Vila Oliveira e Vila São Francisco de Assis.

A prefeitura pede aos moradores desses locais que retirem o material das casas e coloque no passeio de manhã bem cedo. Essa participação da população é essencial, pois o último LIRAa apontou que 97,3% dos focos foram encontrados dentro das residências.

Segundo os órgãos de saúde municipal e estadual, amenizar a grave situação apontada em Montes Claros e em Minas é fundamental para frear o avanço da doença – que já tem 322 notificações na cidade, sendo nove já com confirmação – em plena pandemia.

No Estado, só nos últimos 15 dias, o salto foi de 55% nas notificações. Até o momento, 1.289 pessoas ficaram doentes e uma morreu, em Espinosa. Há ainda 317 casos prováveis de chikungunya e nove de zika, doenças transmitidas pelo mesmo mosquito.

*Com Leonardo Queiroz


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por