Fernando Almeida
Correspondente
No ultimo sábado dia nove de dezembro a cidade de Brasília de Minas recebeu pessoas importantes da política mineira e outras personalidades da sociedade civil para a inauguração do CEMA - Centro de Excelência em Meio Ambiente. O evento foi no prédio da EMATER da cidade, onde vai funcionar o CEMA.
Segundo o gerente regional da EMATER-MG José Ricardo, a obra inaugurada neste sábado é uma ampliação do CETNOR - Centro de Treinamento do Norte de Minas que foi importantíssimo para o desenvolvimento da região desde 1999. Ele disse ainda que o projeto será uma complementação do desenvolvimento proporcionado pela EMATER: - a inauguração desta obra é muito significativa, principalmente porque ela acontece quando a EMATER tem o trabalho reconhecido como a melhor empresa do Brasil no setor de desenvolvimento agropecuária. O CEMA vai trabalhar na capacitação profissional na área de processamento de alimentos que irá beneficiar o município de Brasília de Minas e o norte -.
O prefeito de Brasília de Minas Francisco de Assis Simões (Dr. Xikin) disse que o meio ambiente é um tema atualíssimo e que é preciso que os gestores encontrem soluções para superar as barreiras que o mesmo impõe e construir obras importantes como o CEMA que segundo ele será fundamental para o desenvolvimento da cidade. O prefeito lembrou também que na atual administração, o município tem sido prestigiado por importantes obras do governo do estado e do governo federal como a reforma do prédio da UNIMONTES, asfalto Brasília de Minas a Ubaí criação da ET - Estação de Tratamento de Água e Esgoto e outras. O deputado federal Nárcio Rodrigues disse que a capacidade política do prefeito Dr. Xikin e o grande conhecimento que ele tem de toda a demanda do município tem contribuído bastante para a alocação de recursos para Brasília de Minas.
O presidente da EMATER-MG José Silva falou sobre a importância do CEMA para Minas Gerais: - o CEMA é uma célula que nos estamos lançando de uma semente que vai progredir e estará irradiando as ações do governo de minas integrado com os municípios, gerando alternativas de geração de emprego e renda e de novas atividades que o semi-árido mineiro precisa para gerar ocupação, preservar o meio ambiente e gerar riqueza.
O Cetro de Excelência em Meio Ambiente inaugurado em Brasília de Minas é o primeiro do estado. Vários outros serão criados em muitas regiões de Minas para beneficiar milhares de pessoas.