O Hospital Veterinário Renato de Andrade recebeu placa de homenagem na noite desta terça-feira (6), em sessão solene na Câmara Municipal de Montes Claros.
Fundado pelo professor e empresário Ruy Muniz e pela reitora do Centro Universitário Funorte, Raquel Muniz, o Huvet Funorte foi inaugurado em 28 de setembro de 2012 e foi o primeiro da região.
É o maior complexo de assistência à saúde animal do Norte de Minas e veio sanar uma lacuna existente, especialmente em função do crescente número de protetores da cidade.
“Nesses 10 anos fizemos muito pela causa animal. E para coroar estes 10 anos, implantamos em Montes Claros e vamos levar a outras cidades onde temos cursos de veterinária – como por exemplo, Belo Horizonte –, uma assistência aos protetores independentes, com consultas, exames e cirurgias de média e alta complexidade”, informa o professor Ruy Muniz.
Lucas Mendes, gestor administrativo da unidade pontua que o hospital atende mais de 200 animais por mês, de pequeno e grande porte, divididos entre atendimentos clínicos, cirúrgicos, exames laboratoriais, exames de imagem e procedimentos ambulatoriais.
“Contamos com um corpo técnico altamente qualificado, com atendimentos especializados em diversas áreas, como clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, clínica médica e cirúrgica de grandes animais, ortopedia, cardiologia, neurologia, odontologia, nutrologia, dermatologia, diagnóstico por imagem, patologia veterinário e outros”, detalha.
O diretor do Huvet, Daniel Ananias, destaca que a homenagem traz ainda mais responsabilidade.
“São 10 anos. Então, é um marco. A homenagem nos instiga a sermos melhores nesse trabalho, preocupamos com a formação de bons profissionais que tenham essa visão em relação a proteção dos animais. É muito gratificante ver o trabalho reconhecido”, comemora.
ÉTICA E PROFISSIONALISMO
A autora da homenagem, vereadora Cecília Meireles (Ceci Protetora) diz que nesses 10 anos de atuação, a instituição mostrou, sobretudo, a preocupação com o coletivo, em que a ética e o profissionalismo estão sempre presentes.
“São benefícios a toda a população de Montes Claros, em especial aos animais, por meio de parceria, via Secretaria de Saúde, para que a gente traga a saúde única. A homenagem é nada mais do que o reconhecimento desse importante trabalho que o hospital vem desenvolvendo”, salienta.
APRENDIZADO NA PRÁTICA
Aluna do nono período de Medicina Veterinária da Funorte, Anastasia Thais Oliveira, ressalta que o hospital é de grande valia e é um suporte a mais para os alunos, o que se traduz num preparo maior. “A gente consegue, na prática, ter contato com os animais desde o primeiro período, temos estágio curricular e desse modo consegue aprender muito mais. Estou plenamente satisfeita com o curso e com o hospital”, finaliza.