Paulo Brandão
Correspondente
GUARACIAMA - Aconteceu no final da semana passada, neste município, a tradicional festa de São João Batista. Uma extensa programação religiosa e social fez parte dos festejos. Durante os dias 21 a 25, a cidade recebeu inúmeros visitantes e romeiros devotos do padroeiro. Na quarta-feira, 21, vários grupos de reflexão, vicentinos, catequese e comunidades de Boa Vista e Barreiro do Campo coordenaram a noite. Na quinta-feira o bispo Dom Geraldo Magela de Castro elevou a igreja de São João Batista à quase Paróquia. Já sexta-feira, o padre Adilson celebrou uma missa em homenagem aos funcionários da prefeitura, câmara, Funasa, Emater e moradores das comunidades de Marimbas e Tabatinga.
Sábado, véspera da festa, foi marcado pela alvorada ao meio dia e missa, às 20 horas. A bandeira saiu da casa de Conceição Veloso e segui para a praça da igreja para o levantamento do mastro e queima de fogos, que aconteceu às 22 horas.
Domingo, 25, foi o dia da festa com a tradicional alvorada às 5 horas, missa festiva às 9, batizados, procissão de quadros vivos e o encerramento com a missa campal, às 18 horas.
PROGRAMAÇÃO SOCIAL
Quem participou da festa não deixou de apreciar grupos musicais. Na quinta-feira, houve música sacra. Na sexta, shows com Messias Ferreira, Luís Carlos e Beto Júnior e Cido Sertanejo e Banda Zen. No sábado, aconteceu a 5ª etapa do Enduro Fim disputada por vários motoqueiros da região. Dezenas de cavaleiros deixaram a comunidade de Ribeirão, no município de Olhos D’água, na sexta-feira e marcharam 40 km em direção a Guaraciama. A chegada foi no sábado, às 14 horas, comemorada com churrasco e cerveja. À noite, os visitantes curtiram as bandas Xote Coladinho e Nagib Banda.
ASFALTO
Muito em breve, a estrada que liga Bocaiúva a Guaraciama será contemplada com a pavimentação dos seus 21 km. Trata-se do programa de Pavimentação de ligações e acessos aos municípios-Proacesso-que já atendeu vários municípios completando aproximadamente 1479 quilôme-tros asfaltados.