minas do norte

Grão Mogol participa de feira internacional de turismo

Por meio de atividades turísticas, como o cicloturismo, município se consolida no setor

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 17/04/2024 às 19:00.
Sandra Ladeia e o filho João Pedro, do grupo de bike “Calangos”, se preparam para o “Grão Mogol Biketur com Axé”, no próximo dia 17 de maio (arquivo pessoal)

Sandra Ladeia e o filho João Pedro, do grupo de bike “Calangos”, se preparam para o “Grão Mogol Biketur com Axé”, no próximo dia 17 de maio (arquivo pessoal)

Distante cerca de 150km de Montes Claros, o município de Grão Mogol tem sido um dos destinos preferidos da região. Com paisagens exuberantes, a cidade abriga vários rios e cachoeiras, entre elas, a do Mirante, a Véu de Noiva e a Grão Mogol, que leva o nome da cidade, batizada em homenagem ao Barão de Grão Mogol, um dos personagens importantes em sua construção. 

A Matriz de Santo Antônio, datada de 1858, foi construída por escravos cedidos pelo Barão e integra o conjunto arquitetônico tombado como Patrimônio Cultural de Minas Gerais desde 2016. É na cidade que está localizado o Presépio Mãos de Deus, construído pelo saudoso empresário grão-mogolense Lúcio Bemquerer, que tornou a cidade conhecida mundo afora, por ser o maior presépio natural ao ar livre. Tanto na igreja, como no presépio, as pedras são a matéria-prima utilizada.

Nos últimos tempos, outras modalidades como o trekking, cicloturismo e enoturismo ganharam visibilidade e adeptos. A Vinícola Vale do Gongo, única da região, é produtora de sucos, vinhos e da fruta para consumo in natura, promovendo jantares harmonizados com atrações culturais e visitas agendadas. 

A empresária Sandra Ladeia conta que incluiu Grão Mogol em suas andanças e de lá para cá, tem experimentado o turismo local em suas variadas vertentes. Com a experiência de quem já viajou cerca de 30 países, ela assegura que Grão Mogol não deixa a desejar em variedade de experiências.

“É uma cidade linda, com localização favorável e facilidade de acesso. Já visitei a Igreja, o presépio, a vinícola e no próximo mês farei a trilha com meu grupo de bike”, diz.

Para Ítalo Mendes, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município, o respaldo das pessoas que visitam a cidade é fruto dos investimentos no setor e a meta é “qualificar esses atrativos e principalmente a prestação de serviço local, para receber mais turistas e alavancar o setor. Nós temos as atrações, precisamos dar visibilidade a isso”, diz o secretário que participou da 11ª edição da WTM Latin America, evento de Turismo realizado em São Paulo, com presença de mais de 27 mil profissionais, agentes e expositores de mais de 40 países, entre eles, Argentina, Chile, Equador, Itália, Espanha e França. Para integrar os estandes, cada município teve que apresentar uma proposta ao governo estadual.

Minas Gerais marcou presença no evento, para fomentar negócios e atrair investimentos. “ A cidade recebe em média 1400 turistas/mês e a nossa meta é aumentar esse número. Participar desse momento aqui é muito importante para nossa cidade e região”, diz o secretário. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por