Logotipo O Norte
Sábado,6 de Setembro

Grão Mogol comemora 148° aniversário neste final de semana

Jornal O Norte
Publicado em 12/05/2006 às 10:57.Atualizado em 15/11/2021 às 08:35.

Maria José Oliveira


Colaboração para O Norte 



A Prefeitura de Grão Mogol  realiza, a partir desta sexta-feira (12) até domingo, 14 de maio,  festa em comemoração ao 148º aniversário  da cidade, com ampla programação artística e religiosa. Segundo a secretária municipal de Turismo, Diná Ferreira Costa,  o principal enfoque do evento é resgatar os valores e costumes do povo, lembrando os aspectos antigos de uma cidade repleta de belezas naturais e históricas, oferecendo diversas atrações de lazer, entre shows, atividades e atos religiosos, que ressaltam a cultura da população local.



A tradicional festa de aniversário da cidade proporciona alegria e encantamento não só aos moradores, mas também aos visitantes  que  marcam presença para prestigiar o evento todo ano.  A intenção dos organizadores é inovar cada vez mais, diversificando as atrações e atividades  de forma a integrar diversão e  conhecimento, valorizando a história do município.



O aniversário de Grão Mogol, a exemplo do carnaval realizado anualmente na cidade, é considerado um momento importante para divulgação do município, possibilitando  ao mesmo tempo a preservação das tradições e a promoção sócio-cultural da população.  Assim, entre outros objetivos específicos,  a festa visa resgatar e preservar os valores culturais da cidade, estimular a prática do lazer,  proporcionar a integração e desenvolver os aspectos mentais dos habitantes, fomentar o turismo e contribuir para maior geração de emprego e renda para a comunidade.


 


PROGRAMAÇÃO



Para garantir a participação de toda a comunidade,  a programação para o aniversário da cidade foi elaborada com atividades e atrações voltadas para os diversos públicos.



No dia 12/05/06 (Sexta-feira) -  às 21:30 hs, haverá apresentação do Grupo de Bateria da Escola de Samba de Grão Mogol na Praça Beira Rio.; e  às 22:30 hs, show com a Banda Impacto na Praça Beira Rio.



Dia 13/04 (sábado) -  Torneio de Futebol durante a manhã e a tarde;  às 18:00 hs, o Grupo de Teatro e Dança Novos Diamantes apresentará a Peça Teatral “Cantiga de Lembrar” na Praça Beira Rio; e às 22:30 hs, show com a Banda Ah na Praça Beira Rio.



Dia 14/04 (domingo) - às 09:00 hs, Maratona do Aniversário de Grão Mogol com largada e chegada no Estádio Municipal; às19:30 hs, Missa em Ação de Graças ao 148° Aniversário de Grão Mogol na Matriz de Santo Antônio; Final do Torneio de Futebol.



A HISTÓRICA GRÃO MOGOL: BELEZA RARA



O município Grão Mogol (antigo povoado Serra de Santo Antônio do Itacambiruçu), cidade de raras belezas naturais e culturais e com potencial  turístico ainda por explorar, teve sua origem relacionada à descoberta de diamantes no final do século XVIII.  No ano de 1839, o lugarejo era chamado de Arraial da Serra de Grão Mogol e logo passou a atrair pessoas do país e bem como estrangeiros (portugueses, franceses, Alemães, além de outros europeus) que provavelmente atuavam na exploração de diamantes. O local passou a destacar-se por movimentar o comércio de diamantes explorados inicialmente de forma clandestina. Isso passou a incomodar a Coroa Portuguesa que logo enviou um representante para assumir o controle da exploração e comercialização dos diamantes. No ano de 1840, o arraial evolui para Vila Provincial e no mesmo ano foi transformado em Distrito. Só no ano de 1858, Grão Mogol recebeu a categoria de cidade.



Durante décadas, Grão Mogol destacou-se como a mais importante cidade da região Norte Mineira. Com a extração de diamantes, o lugar passou a atrair muitos aventureiros em busca de riqueza fácil e também expedições da Coroa Portuguesa que detinha o monopólio da exploração dos recursos minerais no país. A exploração de diamantes contribuiu para o povoamento e o fomento do comércio local e regional.



O NOME



Quanto à origem do nome Grão Mogol, existem duas versões: a primeira está relacionada com à descoberta em 1550 de um grande diamante encontrado na India, com peso de 793 quilates que foi chamado de Grão Mogol. A segunda versão afirma que o nome está ligado ao fato de ter existido inúmeros conflitos, desordens e assassinatos no local dando origem ao nome Grande Amargor, que modificado localmente teria se transformado em Grão Mogol e depois assumindo a denominação atual.



DESMEMBRAMENTO TERRITORIAL



O processo de decadência da exploração das minas de diamantes, ocorrida especialmente após a década de 1960, coincidiu com a emancipação de parte do território de Grão Mogol e com a criação dos novos municípios de Itacambira, Cristália e Botumirim. No ano de 1996 duas novas áreas são desmembrados dessa cidade originando os municípios de Padre Carvalho e Josenópolis. Apesar desses desmembramentos, o território de Grão Mogol ainda permanece com uma área de 3.888,59 km², considerado um dos mais extensos do norte de Minas Gerais. Além disso, a área de concentração do patrimônio histórico-cultural e natural continuou pertencente à Grão Mogol.  O município possui área de 3.888,59 km² e população total de aproximadamente 16 mil habitantes. O clima do Município é o tropical semi-árido, apresentando temperaturas que variam de 16ºC a 27ºC. Durante o inverno, predomina névoa vinda das regiões de planalto.



Á margem do desenvolvimento industrial ocorrido no país no último século,  Grão Mogol se desponta como o destino idealizado por quem sonha com o retorno a uma vida simples no campo ou em morar numa pequena cidade onde a violência não tenha chegado. 



HOSPITALIDADE: TRADIÇÃO GRÃOMOGOLENSE



A hospitalidade  do povo grãomogolense e o contato com a  natureza propiciado no município são atrativos raros nos tempos modernos. Um ambiente onde os homens ainda se orientam pela natureza, pelas colheitas das lavouras, pelos cantos dos pássaros, pelas chuvas, pelos sonhos simples e ao trabalho duro no campo, valores sólidos e costumes rígidos, conversas nas esquinas, nos bares e um modo de vida simples, mas repleto de significados.



Essa hospitalidade é decorrente, sobretudo da vida simples e da religiosidade, que desenvolve um sentimento de respeito e amor para com os semelhantes, manifestados através das atitudes de atenção, cortesia e interesse em conhecer o visitante. A atitude hospitaleira é alimentada por valores culturais e morais fortemente ligados às crenças religiosas, consolidadas nas festas populares, herança dos portugueses que se fixaram na região.O sentimento religioso é uma marca local no cotidiano dos moradores e é externalizado especialmente em manifestações de festas populares tais como a festa do Divino Espírito Santo, Nossa Senhora do Rosário, Santos Reis e outras de menor expressão popular, herdadas da cultura portuguesa.



BELEZA HISTÓRICA



nullSomado a essa cordialidade, os visitantes apreciam em Grão Mogol o rico patrimônio histórico-cultural e belezas naturais, com seu casario em pedra e arquitetura antiga, artesanato, ruínas, sítios arqueológicos e cachoeiras, além de outras atrações, como o carnaval temporão, outra importante festa popular, realizada em clima de paz e tranqüilidade como o diferencial em relação a outros centros.



(foto: Luís Alberto Caldeira)



Fonte: COSTA, Diná, 2005.


Grão Mogol e Pontencialidades Turísticas – “O Diamante Negro do  Norte de Minas Gerais”.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por