Logotipo O Norte
Domingo,14 de Setembro

Governo premia alunos em concurso de redação no interior

Jornal O Norte
Publicado em 28/06/2006 às 12:08.Atualizado em 15/11/2021 às 08:38.

O Governo de Minas Gerais, por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com as Secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Educação, também com entidades da iniciativa privada, promove a premiação dos vencedores do concurso: ¨Agrotóxico é coisa séria, saúde é vital, meio ambiente é essencial”.



O concurso é uma das atividades do Projeto Piloto de Controle de Agrotóxico no Estado e tem o objetivo de aumentar e aprimorar o conhecimento dos alunos da rede pública de Minas Gerais sobre os agrotóxicos e a sua relação com a agricultura, a saúde humana e o meio ambiente; conscientizá-los do significado da atividade agrícola no país, especialmente no Estado, além de incentivar a criatividade.



Para participarem, os alunos foram divididos em duas categorias: A, que agrupa os alunos de 5ª a 8ª séries, e B, envolvendo os alunos do ensino médio. A primeira abordou o tema ¨Os agrotóxicos e sua relação com a agricultura, a saúde das pessoas e a conservação ambiental”. Na B, o tema foi “Agricultura sustentável e desenvolvimento econômico no Brasil”. Os participantes deveriam redigir os textos em sala de aula, orientados pelo professor responsável. Cada escola indicou seis trabalhos por categoria.



O concurso foi lançado em fevereiro deste ano e sua primeira edição se encerra nesta semana, com a premiação dos vencedores em cada município. O primeiro lugar receberá um certificado de participação e uma viagem de intercâmbio cultural, assim como o professor, o diretor da escola e o diretor da Superintendência Regional de Ensino. As escolas vencedoras receberão placa comemorativa e os demais alunos e escolas vão receber certificados de participação.



Foram envolvidas 49 escolas dos municípios de Araguari, Arapuá, Carandaí, Caratinga, Coimbra, Conceição das Pedras, Jaíba, Jequitinhonha, Onça de Pitangui, Patrocínio, Pimenta, Pirapora, Rio Manso, São Joaquim de Bicas, Teófilo Otoni, Uberaba e Unaí.



O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, diz que a iniciativa é muito importante, pois a segurança alimentar dos produtos agrícolas passa necessariamente pela conscientização das pessoas. Com as atividades coordenadas pelo IMA, o professor pode explorar com seus alunos temas concretos, que acontecem em seu dia-a-dia. Assuntos como armazenamento e uso seguro dos agrotóxicos são tratados e as crianças podem levar novos conhecimentos para suas famílias. “Só essa conscientização de todos sobre os problemas acarretados pelo mal uso do produto e a adoção de medidas corretas serão capazes de prevenir os possíveis problemas de intoxicação de pessoas e animais, além da poluição do ambiente”, afirma.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por