Alexsandro Mesquita
Correspondente
GLAUCILÂNDIA - Será entregue ao município de Glaucilândia nesta manhã de quinta-feira uma agência bancária da Central Crediminas.
A princípio o Credinor irá funcionar no máximo dois ou três dias na semana e o horário ainda não foi estipulado, mas já é um grande passo para um município que luta para melhorar a economia local.
Em entrevista ao O Norte, Heli de Oliveira Penido, diretor Presidente da Central Crediminas fala sobre o projeto:
- Temos agências em Coração de Jesus, Corinto, Januária, Francisco Sá, Varzelândia, Bocaiúva, Salinas, vamos inaugurar brevemente em Buenópolis e Augusto de Lima. Isso com unidades maiores, mas nesse modelo no estado de Minas Gerais, a experiência está sendo feita em Glaucilândia. Isso é uma relação de confiança, o prefeito está dando um apoio muito grande e nós esperamos que ela seja bem sucedida porque poderemos ter em todos os municípios pequenos. O que nós esperamos é o apoio da comunidade para darmos prosseguimento. A proposta das cooperativas de crédito é disponibilizar para a sociedade brasileira um atendimento do serviço de natureza bancário com o espírito e os princípios cooperativista. Estamos há anos aprimorando nossos serviços de maneira que nossos cooperados tenham os mesmos serviços e as mesmas condições encontrados no sistema bancário convencional. Porém, aqui, ele começa a perceber a grande diferença de que ele não é cliente e sim associado, dono e usuário do negócio diz
Segundo Heli Penido, essa idéia está dentro de um projeto do sistema Crediminas de bancarizar toda a população do estado de Minas Gerais.
- Nós temos tratativos com o governo estadual de maneira que o propósito é de estar presentes em todas as cidades do estado mineiro. O estado é composto por 853 municípios e já estamos presentes em 420 pontos, sendo que nossa meta é abranger todos - diz.
RECURSOS
Sobre o ganho para Glaucilândia, Heli explica que os recursos angariados, levados pelos associados à cooperativa na forma de deposito, aplicações, serão aplicados no próprio município atendendo outros associados na forma de financiamentos, empréstimos entre outros. A intenção é estimular os empreendedores e suas atividades. Heli ressalta ainda que, diferentemente de um banco convencional que regra geral capta os recursos para serem levados para grandes centros financeiros, a cooperativa aplica no próprio lugar.
- Trabalhamos com o custo mais favorecido porque nossa estrutura é mais simplificada, embora com absoluta segurança e com a tecnologia moderna. Somos comprometidos com a economia local. Atendemos pequenos, médios e grandes clientes de forma personalizada, onde as pessoas têm acesso aos dirigentes da cooperativa. Então o associado de Glaucilândia vai poder conversar com o diretor da cooperativa aqui, o que ele não conseguiria fazer em qualquer outro banco facilmente - argumenta.
BENEFÍCIOS
Domingos Martins de Freitas, também acredita que a agência vai melhorar a economia na região.
- Evita das pessoas terem de ir a Montes Claros resolver um problema que pode ser resolvido aqui mesmo. Além de economizar a passagem, traz mais dinheiro e renda para o lugar, principalmente pra quem trabalha no comércio – explica.
Para o prefeito Marcelo Ferrante Maia esta agência só vem ajudar a fortalecer a economia local e é muito importante para que as pessoas do município vejam isso e comecem buscar o desenvolvimento.
- Acredito que a responsabilidade de Glaucilândia nesse projeto é muito maior do que podemos imaginar, é uma etapa iniciada através de amizade e parcerias que conseguimos esse projeto experimental. Dessa forma aumenta demais nossa responsabilidade como associação ou mesmo cidadão porque, se der certo, vários outros municípios receberão esse tipo de agência. Temos que nos empenhar o máximo que pudermos - conclui.