Alexsandro Mesquita
Correspondente
GLAUCILÂNDIA - Com o intuito de capacitar médicos-enfermeiros e equipes de agentes de saúde de municípios do Norte de Minas, foi realizado no último dia 10, o II seminário programa Viva Mulher, promovido pela secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Gerência Regional de Saúde de Montes Claros.
Várias palestras foram proferidas durante todo o dia. Pela manhã o grupo PSF formiguinhas de Rio das Pedras, composto por crianças, apresentaram uma peça teatral sobre o auto-exame de mamas. Para o público a surpresa ficou por conta de um menino, que mostrou no próprio corpo todo o procedimento.
Glaucilândia recebeu um prêmio por ter se destacado e ultrapassado a meta proposta pela secretaria estadual de saúde, atingiu 126%. O prêmio foi entregue a Denise Dias, esposa do prefeito Marcelo Ferrante, que não pôde comparecer ao evento.
Segundo informações da secretaria municipal de saúde de Glaucilândia o objetivo de capacitar as equipes é para que diminua seus índices de mortalidade por câncer de colo uterino, através do exame papanicolau, e do câncer de mamas por meio do auto-exame. Já a premiação é para estimular e incentivar os municípios a trabalhar com mais empenho e interesse no programa.
Durante o II seminário cada município recebeu orientações sobre como implantar o fichário rotativo, que é semelhante ao que fica na sala de vacina, para controle das coletas de preventivo, e que será utilizado para controlar o comparecimento das mulheres à coleta de preventivo, facilitar a busca ativa das faltosas e facilitar a vigilância das lesões precursoras e estágios iniciais do câncer de colo uterino.