Alexsandro Mesquita
Correspondente
GLAUCILÂNDIA - Com a missão de erradicar a poliomelite no Brasil, o ministério da saúde através dos estados e municípios começou a primeira etapa de vacinação.
Em Glaucilândia, segundo dados da secretaria de saúde, foram vacinadas um total de 251 crianças. Para o município a meta a ser atingida de zero a 5 anos seria de vacinar 235 crianças. Menor de 1 ano a meta seria de 29, mas conseguiu chegar a 41 crianças, conseguindo assim atingir o objetivo.
Para Fátima Barroso, enfermeira responsável pelo PSF, há um grande esforço da equipe em buscar atingir a finalidade. “Apesar do pouco apoio recebido, como a falta de um atrativo para as crianças, um lanche, um som no local para chamar a atenção e divulgação os números são bons. Além das crianças não irem vacinar, falta interesse de alguns pais em levar. Ano passado foi mais fácil e rápido chegar ao objetivo”, enfatiza Fátima que disse ainda faltar 13 crianças para receber a vacina.
Segundo ainda a enfermeira, o último dia de vacinação seria ontem, quando passariam os dados à Fundação Nacional de Saúde. Ainda no dia 10, sábado, os agentes de saúde Marcolina e Marcelo se caracterizaram para animar a criançada, e como forma também de chamar a atenção.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, ainda existe a necessidade de manter campanhas de vacinação mesmo nos países onde a doença está erradicada, como no Brasil, porque a entrada e saída de viajantes por todo o mundo podem disseminar o poliovírus. A poliomielite ou paralisia infantil já deixou muitas pessoas com deficiência física, principalmente os membros inferiores. São apenas duas gotinhas que podem mudar a vida de uma pessoa.
A segunda etapa está marcada para o dia 26 de agosto.