Alexsandro Mesquita
Correspondente
Estiveram reunidos nesta terça-feira em Juramento a Emater local e de Glaucilândia para o lançamento do programa Pró-genética - programa de melhoria da qualidade genética do rebanho bovino do estado de Minas Gerais. Uma parceria entre a Emater, Seapa (secretaria de estado de agricultura, pecuária e abastecimento), IMA (instituto mineiro agropecuário), Epamig (empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais), Abcz (associação brasileira dos criadores de Zebu), banco do Nordeste e Crediminas.
Segundo Dumont Nascimento, extencionista agropecuário em Glaucilândia, as reuniões acontecem em pólos e o objetivo é tornar acessível aos pequenos e médios produtores a compra de tourinhos para a melhoria do rebanho, através da introdução dos animais geneticamente melhorados, e sêmen, visando o ganho genético no plantel, com melhoria na produção de carne e leite, de forma a possibilitar aumento de produtividade e rentabilidade em seus negócios.
- Já há algum tempo somos parceiros do banco do Nordeste que é quem vai liberar o dinheiro para a compra dos tourinhos. Nos dias 16 e 17 de setembro será realizada a feira no parque de exposições João Alencar Atayde para compra dos animais, e a prefeitura de Glaucilândia disponibilizará um ônibus para levar os interessados - diz Dumont.
Para Gilberto Costa Zuba, presidente da sub-sede do sindicato dos trabalhadores rurais, do CMDRS - conselho municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, e secretário de Agricultura em Glaucilândia, será muito bom para o produtor familiar.
- Este trabalho é um dos meios encontrados para aumentar a renda do produtor familiar e vai ajudar o município, já que a região tem um grande índice. Também, eles podem pegar o empréstimo pelo Pronaf, uma parceria do banco do Nordeste, Emater e sindicato dos trabalhadores rurais - explica Gilberto.
Os bancos Crediminas e do Nordeste serão os responsáveis pelas linhas de crédito e cartas de adesão, a ABCZ pelo sêmen e disponibilização dos animais e a Emater, mobilização dos parceiros, divulgação e autorização técnica.