Logotipo O Norte
Quarta-Feira,2 de Julho
Portal do Produtor

Gestão agropecuária facilita a vida do homem do campo

Novo sistema traz tecnologia que otimiza e desburocratiza atendimento ao produtor rural

*Agência Minas
Publicado em 01/07/2025 às 13:11.

Há um ano, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) iniciou o desenvolvimento do software de gestão agropecuária, uma iniciativa pioneira no Brasil e na América Latina que visa transformar a forma como as ações de defesa agropecuária são realizadas em Minas Gerais.

O sistema, com o objetivo de substituir o atual Sidagro, abrangerá as áreas da defesa sanitária animal, vegetal e agroindustrialização de produtos animais e de bebidas e será utilizado por todos os participantes do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), profissionais autônomos habilitados ou credenciados, transportadores de animais, estabelecimentos, agroindústrias e demais envolvidos nas cadeias produtivas do setor, além dos próprios servidores do IMA. 

Um dos exemplos marcantes foi a utilização do painel de emergências sanitárias no controle do foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), em aves de vida livre, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em maio deste ano.

“A ferramenta possibilitou a identificação de propriedades cadastradas na base do IMA localizadas em um raio de 3, 7 e 25 quilômetros do foco, direcionando o planejamento das ações de vigilância em campo e eliminando a necessidade de levantamento manual”, enfatizou o gestor de convênio do IMA, Michel Gonzaga.

Ele ainda destaca que a resposta rápida, orientada por dados georreferenciados do painel, evidenciou na prática como o uso da tecnologia, aliado à defesa sanitária, gera resultados concretos, otimizando tempo e recursos nas ações do órgão.

Outro destaque são os painéis gerenciais que já estão disponíveis para os servidores, que permitem o acompanhamento em tempo real do andamento das atividades realizadas pelos servidores do órgão no dia a dia, como fiscalizações, operações fiscais e o monitoramento de trânsito com base nas Guias de Trânsito Animal (GTAs) emitidas. Esses painéis dão aos gestores uma visão estratégica e detalhada da atuação de cada unidade do IMA, permitindo o planejamento mais eficiente e a tomada de decisões com base nos riscos identificados.

Entregas futuras
Entre as próximas entregas, está o aplicativo de emergências sanitárias, que será usado pela primeira vez no Simulado de Foco de Febre Aftosa do estado, em setembro, em Montes Claros – um exercício prático, coordenado em parceria pelo IMA, Mapa, entidades governamentais e outros parceiros. O simulado envolverá mais de 220 participantes, entre servidores do instituto e representantes de outros estados e países, e tem como objetivo capacitá-los para pronto atendimento de um possível surto. A ferramenta permitirá atuação off-line e acesso a dados estratégicos, relatórios de campo, mapeamento das zonas de foco e perifoco, divisão de equipes, distribuição de tarefas e outras funcionalidades.

Para o produtor, os benefícios são evidentes. O programa permitirá que o seu próprio cadastro e de sua propriedade ou estabelecimento junto ao órgão possa ser feito de forma remota e em alguns casos autônoma, com envio de documentos digitalizados e emissão mais rápida de documentos sanitários.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por