Funasa ultrapassa metas programadas

Jornal O Norte
10/03/2006 às 10:29.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:30

GLAUCILÂNDIA – Foi bem sucedida a parceria que a Funasa - Fundação nacional de saúde fez com a prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde, Emater e entidades do município no ano de 2005. Segundo dados da própria Funasa, as atividades do PPI-VS - Programa pactuado integrado de vigilância em saúde desenvolvidas no município foram excelentes. Estão no relatório ação, parâmetros, metas pactuadas e alcançadas.

De acordo com Dirceu Marques, um dos responsáveis pela Funasa no município, ao lado de Manoel Pedro, há uma metodologia para efetuar os trabalhos e eles seguem determinações da secretaria de estado da Saúde.

A fundação teria que realizar muitos trabalhos de janeiro a dezembro, mas foi além. No programa nacional de controle da dengue: Identificação e eliminação de focos e/ou criadouros do Aedes aegypti e Aedes albopictus em imóveis devido à infestação: haviam 4.392 unidades programadas para visitas e forma visitadas 5.340. Realizar visitas para tratamento de imóveis com focos do mosquito visando o controle da dengue: unidades programadas - 7.320, unidades visitadas - 7.869. Visitas e tratamento de pontos estratégicos: 100 %.

No programa de controle da doença de Chagas: Realizar pesquisa de barbeiros em domicílios em áreas endêmicas. Casas programadas - 808; casas pesquisadas - 894; programadas para borrifação - 81; casas borrifadas - 157.

No programa de controle da esquistossomose e outras helmintoses: Realizar exames coproscópicos para controle da esquistossomose. Programados: 558 exames, realizados: 601; vacina anti-rábica canina; visitas programadas - 917, realizadas - 978.

OUTRAS ATIVIDADES

Houve ainda outras atividades da secretaria realizadas além da pactuação, como: programa de controle das leismanioses, foram 49 casas residenciais visitadas para coleta de sangue canino para exame de calazar, 9 cães sacrificados reativos, 13 suspeitos eliminados a pedido e 21 casas dedetizadas  para erradicação dos feblotomíneos transmissores da leischmaniose.

Dirceu destaca a importância do apoio recebido da prefeitura:

- Tivemos um apoio muito bom, principalmente do setor de transporte. Também contamos com a ajuda e participação da comunidade e do PSF - Programa Saúde da Família. Os agentes estão sempre em contato com as pessoas, isso facilita. Fizemos palestras nas escolas e realizamos mutirões de limpeza.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por