NOVA PORTEIRINHA – Os direitos e deveres das pessoas idosas serão discutidos no I Fórum regional da política nacional do idoso da microrregião da Serra Geral de Minas, no sábado, 9, nesta cidade. A expectativa é reunir representantes de vários municípios do Norte de Minas nesse encontro que tem a finalidade em retirar a pessoa idosa do anonimato.
De acordo com Rita Félix Eugênio, organizadora do fórum, a falta de conhecimento da legislação faz com que muitos idosos sejam lesados dos seus direitos. – É necessário que se fortaleça a relação entre o governo e a sociedade civil para uma maior efetividade na formulação, execução e controle da política nacional do idoso – relata Rita Félix, que é uma das fundadoras do Clube da Melhor Idade de Minas Gerais.
No fórum haverá orientações jurídicas e também de empreendedorismo. Rita Félix cita que a legislação tornou abrangente e beneficia também as pessoas na faixa etária dos 60 aos 64 anos. Na microrregião da Serra Geral existem, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral, 26.546 idosos acima de 60 anos. Em Janaúba são 5.215.
Um dos ícones das pessoas idosas em Janaúba tem sido o Clube da Melhor Idade Renascer, fundado por Rita Félix. – Pode se dizer que com a implantação desse clube houve a ascensão dos idosos no contexto de participação comunitária. Hoje, os idosos são uma classe respeitada e a nossa intenção é adquirir mais benefícios – comemora a organizadora.
Palestras, aulas de ginástica e dança, diversão e viagens de intercâmbio são as ações implementadas para os idosos de Janaúba e Nova Porteirinha. A classe desenvolve também projetos sociais e ensinamentos nas áreas cultura e artística. Uma das discussões no fórum será a inclusão na agenda de políticas públicas do Norte de Minas de temas referentes à promoção e valorização do idoso e também a promoção, qualificação e efetivação dos conselhos na formação e controle das políticas públicas.
PROGRAMAÇÃO
07h30 – Credenciamento
08h30 – Abertura oficial
09h00 – “Eu”, melhor instrumento de mudança.
09h40 – Intervalo
10h00 – Orientações jurídicas nos termos do Estatuto do Idoso por Vanessa do Carmo Diniz – Promotoria Pública e
Curadora da Pessoa Idosa da Comarca de Janaúba.
10h40 – O papel dos conselhos na construção e consolidação das das políticas de atendimento ao idoso por Cleonice de Alencar Bahia – Psicóloga e Gerontologia.
11h20 – debate sobre os temas
12h20 – Intervalo
13h30 – Apresentação cultural
14h00 – Mesa redonda
Moderadora: Edith Marques Serafim Empreendedorismo e desenvolvimento sustentável
Por Jadilson Ferreira/Sebrae-MG
Direitos Humanos e Cidadania
Por Mirislene Aparecida Vieira – advogada
Políticas públicas e construção de rede de
Proteção ao envelhecimento
Por Filipe Willer/Sedese
Relações humanas, esforço coletivo e institucional
Por Esmeralda Marques Serafim – Mestre em lingüística
Mobilização social
Por Horácio Barbosa – secretário executivo do consórcio da Serra Geral
15h40 – Intervalo
16h00 – Debate
17h30 – Encerramento com apresentação da carta de intenção.