Cinara Ferreira
Correspondente
GLAUCILÂNDIA - O Grupo PSF- Formiguinha Feliz realizou mais uma feira de artesanato na cidade, no último domingo pela manhã. Esta foi a 5º feirinha realizada pelo PSF, na Praça Gasparino Maia. Várias barracas foram montadas pelos integrantes do grupo, que além de ganhar dinheiro com a venda dos produtos artesanais, mostra o que há de melhor na cultura dessa cidade.
A realização da feirinha coincidiu com o dia dos pais, o que tornou o evento ainda mais atrativo e com um número maior de pessoas que freqüentaram o local para prestigiar a cultura glaucilandense. O momento foi propício para fazer também, homenagens aos pais que estavam presentes.
Há seis meses o PSF (Programa Saúde da Família), sob a coordenação da enfermeira Fátima Barroso, tem promovido atividades voltadas para melhorar a saúde da população de Glaucilândia.
FORMIGUINHAS
Tudo começou com o grupo de caminhada, batizado com o nome de Formiguinha Feliz, desde fevereiro deste ano. Daí para cá, várias outras atividades, inclusive as feiras artesanais, foram desenvolvidas pensando no bem estar das pessoas, em especial as da terceira idade, para estimular principalmente a auto-estima.
De acordo à enfermeira Fátima Barroso, a idéia de se fazer feiras artesanais em Glaucilândia surgiu para que as pessoas que têm habilidades com artesanato tivessem a oportunidade de apresentar o que sabem produzir, e também compartilhar esse saber com outras pessoas que desejam aprender. A feira, de início, acontecia aos sábados, daí os membros do grupo acharam melhor que passasse a acontecer aos domingos, uma vez por cada mês.
O grupo tem recebido o apoio da prefeitura local, que fornece a aparelhagem de som para a animação da feirinha.
O lucro de tudo que é vendido é exclusivamente para as pessoas que produzem.
- A feirinha está crescendo bastante a cada mês. O pessoal está vendendo bem seus produtos e, além disso, pegam encomendas para fazer e entregar na próxima feira. Nosso objetivo é proporcionar uma motivação para que os integrantes do grupo sintam que são importantes e que são eles que constroem a cidade, principalmente se houver união, pois se não estivermos todos juntos, não vamos ter crescimento e então não seremos nada. E por causa dessa união recebemos uma proposta da prefeitura para realizarmos a feirinha também nas comunidades da zona rural, passando assim a ocorrer feiras semanais. As pessoas do município que se deslocam para Montes Claros ou vendem os produtos aos atravessadores, passam a vender aqui mesmo no município. Esta é uma proposta bastante válida e temos que pensar com muito carinho nessa possibilidade - diz Fátima Barroso.
PRODUTOS
Na feirinha são expostos produtos da cultura local como o artesanato feito com osso, madeira, crochê, tricô, ponto cruz, bonecas de pano e outros artefatos.
Na culinária, são vendidos biscoitos caseiros, mandioca e comidas típicas. Também é montada uma barraca do PSF, na qual, são colocados produtos artesanais feitos com garrafa descartável, voltados para a questão da saúde e a preservação do meio ambiente, ensinando a reciclagem e algumas dicas de cuidados com a saúde, aferição da pressão artéria e orientação quanto à dieta.