Formiguinhas andam rumo a uma vida melhor

Jornal O Norte
Publicado em 18/05/2006 às 11:10.Atualizado em 15/11/2021 às 08:35.

Alexsandro Mesquita


Correspondente



Glaucilândia-O trabalho do PSF Formiguinhas cresce cada vez mais no município de Glaucilândia e amplia para outras atividades. Neste último sábado, 13, houve uma feira e amostra de objetos confeccionados pelos participantes da caminhada.



Para Fátima Barroso, enfermeira responsável pelo PSF esse trabalho vai ajudar o artesanato local. “Durante o mês eles estão fazendo os trabalhos para serem expostos, além de alimentos. A intenção é fazer a exposição pelo menos uma vez ao mês para estimular as atividades e a amizade entre eles. Isso é importante porque eles sentem falta um do outro quando alguém não comparece.”, diz.



Perguntamos então a enfermeira qual a importância, hoje, do PSF no município de Glaucilândia. Ela responde sem deixar dúvidas. “Eu acho que ele está fazendo um trabalho de socialização e resgate de valores sociais e culturais, e também a dignidade de cada cidadão”.



Júlia Maria da Silva Maia diz que adorou a iniciativa do evento, e também a viagem que fizeram a Brasília de Minas no dia 06 de maio. “Está tudo muito bonito. Eu animei mais porque só andava dentro de casa, agora já dei pra sair”. Júlia aproveitou para comprar uma bolsa nova e já pensa na próxima viagem. “Agora já tenho a bolsa para viajar. No meio dos jovens cantamos e nos divertimos muito. Meus filhos estão adorando de ver eu e meu marido Brol, assim, feliz”.



Célio Barroso expôs literatura de “cordão”, quadros e potes de barro. Ele também fala da importância da integração entre os companheiros de caminhada. “É importante mostrar o que é daqui, ver como a gente é capaz de fazer as coisas. Eu acho que abriu um bom espaço”.



Quem sabe perfeitamente disso é Said de Quadros e Etelvina Sarmento. Elas levaram vários objetos, entre eles caminhos de mesa. Disseram que demora muito tempo para confeccionar porque faz nas horas vagas.



Há um ano e cinco meses, Marcolina Alves dos Santos trabalha no PSF. Ela disse que muitos dos participantes não faziam nada. “Eram consideradas pessoas inúteis, o número de depressão estava grande. No começo das atividades eles haviam esquecido o que sabiam fazer. Começamos a trabalhar primeiro aquilo que faziam antes para não deixar pra trás. Hoje eles se sentem importantes porque voltaram às atividades normais, estão vivendo”.



Quem compareceu pôde ver a variedade de produtos expostos, como: tapetes, doces, corante, tempero, roscas, biscoitos de doce, bolsas etc.



PSF FORMIGUINHAS ADOLESCENTES



Além de desenvolver um trabalho junto a pessoas consideradas da terceira idade, o PSF busca crianças e adolescentes para participarem da comunidade. Também no dia 13, último sábado, foi realizada mais uma reunião para discutir assuntos acerca da própria idade, entre outros, como brincadeiras, jogos, o selo Unicef etc. Segundo Fátima, enquanto eles estiverem ocupados não terão tempo para estarem envolvidos com drogas, bebidas ou outro tipo de ações que possa acabar com a saúde de cada um.



Na reunião ficou acertada que pelo menos uma vez por mês teria o dia do cinema. Ontem, às 19hs, as crianças/ adolescentes puderam assistir ao filme os Dois filhos de Francisco num telão montado na creche Vovó Joaninha.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por