Formalização de MEI dispara durante a pandemia

Monte Claros está entre as seis cidades com maior número de novos negócios: 3.080 até agosto e 841 só nos últimos dois meses


Leonardo Queiroz
O NORTE
Publicado em 15/09/2020 às 01:00.Atualizado em 27/10/2021 às 04:32.
 (Arquivo Pessoal)
(Arquivo Pessoal)

O número de microempreendedores individuais (MEI) em Minas teve um aumento de 19,5% nos oito primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2019. Somente neste ano, neste período, houve um aumento de 12% nas formalizações, com um saldo de 137.302 novos negócios.

No Norte de Minas, região onde o Sebrae atende 85 cidades, o número de MEIs atingiu 56.940, com 6.501 novas formalizações até agosto. Montes Claros é a sexta cidade do Estado em número de microempresários individuais formalizados: são 23.445, um saldo de 841 apenas nos últimos dois meses e 3.080 até agosto. 

Além de Montes Claros, se destacam os municípios de Janaúba (2.852), Pirapora (2.414), Salinas (2.245), Taiobeiras (2.088) e Januária (1.796).

Entre os municípios mineiros, segundo levantamento do Sebrae, os que tiveram mais formalização de microempreendedores nos oito primeiros meses do ano foram Belo Horizonte (23.969), Uberlândia (6.805), Contagem (6.399) e Juiz de Fora (4.307). Betim (3.745) e Montes Claros (3.080) fecham o ranking das seis cidades que mais se destacaram.

“O que percebemos é que a pandemia trouxe um crescimento do desemprego e, com isso, muitas pessoas tiveram que se organizar para que pudessem continuar trabalhando, mantendo as contas em dia e tendo renda. As pessoas estão vendo no MEI uma forma de sair da informalidade, de profissionalizar o seu negócio e pode ser que muitas delas encontrem no empreendedorismo a solução dos problemas”, disse Pedro Viana, analista do Sebrae Minas.

Ele destaca que está claro que o governo criou vários benefícios neste período de pandemia. “E muitos desses microempreendedores individuais estão se fazendo valer da formalização vinculada a esses benefícios e a vantagem de ser um microempreendedor individual”, explica. 

NOVA OPORTUNIDADE
Para Fabrícia Oliveira, microempresária da loja virtual Lua Nua Bijuterias e Folheados, a experiência de se tornar uma microempreendedora individual no período da pandemia foi positiva. 

“Assim que fui dispensada do meu trabalho, coloquei em prática a minha loja virtual de bijuterias. Tive total apoio do Sebrae, desde o começo do meu negócio, e hoje sempre sou convidada para participar de cursos on-line de capacitação. Agora, em setembro, irei lançar uma nova coleção toda produzida por mim e também uma campanha dentro da minha loja virtual, abordando o empoderamento de mulheres em desenvolver seu próprio negócio”, conta. 
 
INVESTIMENTOS
Até junho, o índice de abertura de pequenos negócios em Minas Gerais foi de 0,91%. Apenas os MEI registraram uma variação positiva em relação ao ano passado (3,45%). No primeiro semestre, a abertura de microempresas (ME) teve uma variação negativa de 11,92%, enquanto a de empresas de pequeno porte (EPP) caiu 4,36%.

O setor de serviços foi o que registrou o maior número de formalizações entre janeiro e agosto deste ano, com um total de 61.384 novos MEIs. O comércio ficou em segundo lugar (35.149), seguido da indústria (25.086) e da construção civil (13.912). 

As atividades com o maior número de registros são as de cabeleireiros, manicure e pedicure (8.788) e comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (6.786).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por