Com 181 anos de história a tradicional Festa de Agosto atraiu milhares de pessoas às ruas de Montes Claros entre os dias 16 e 20. E já deixou saudades!
Alegria e orgulho marcaram os dias de evento. Quem assistiu pode ver emocionados desfiles dos grupos de catopés, marujos e caboclinhos. As Festas de Agosto ainda contaram com diversificada programação cultural e religiosa após dois anos fora do calendário da cidade devido à pandemia de Covid-19.
Há quase dois séculos a cidade de Montes Claros se colore no mês de agosto e leva alegria, fé e tradição para as ruas encantando visitantes e moradores e ainda mantendo a tradição surgida por volta de 1839, sendo a maior expressão do catolicismo popular caracterizado pela homenagem a um santo padroeiro ou da devoção da comunidade - novenas, leilões, barraquinhas, procissões e levantamento do mastro.
A abertura da festa teve o cortejo de Nossa Senhora do Rosário que abriu a festa no ultimo dia 17 de Agosto colorindo as ruas da cidade com a cor azul em homenagem à santa padroeira. O segundo dia do cortejo teve o reinado de São Benedito conhecido como o Santo da fartura, abundância e da prosperidade mantendo a tradição da cor rosa. O império do Divino Espírito Santo foi o terceiro cortejo a desfilar no Sábado (20) levando para as ruas um desfile dominado pela cor vermelha.
Toda a programação contou com a parte artística onde artistas e cantores se apresentaram em dois palcos montados na Praça da Matriz, local que também foram instaladas barracas com comidas típicas, artesanato local e milhares de visitantes.
Mayounara Barbosa que foi festeira de São Benedito em 2018 faz um balando da festa. “Estávamos com saudades de ver as ruas coloridas com a nossa fé e cultura. Em 2018 fui festeira e foram exatamente um ano de preparo e dedicação para levar às ruas um desfile completo e que contasse a história não só da nossa cultura, mas que mostrasse ao público a importância de manter acesa nossa tradição, cultura e religiosidade”, conta.
“Fora dias difíceis com a pandemia e com a perda nosso querido mestre Zanza, mas ao tempo estamos alegres em manter a nossa tradição viva e enxercar em cada fita, cada detalhe a forte presença do nosso querido mestre Zanza. A festa foi linda e esperamos que ela volte com mais alegria em 2023”, finaliza Mayounara.