Os flagelados da seca do Norte de Minas receberão cisternas plásticas com capacidade de armazenar 8.000 litros de água, suficientes para garantir o abastecimento durante dois meses para uma família de cinco pessoas. Serão distribuídos 950 equipamentos ainda este mês para os municípios que decretaram Situação de Emergência, conforme anúncio do secretário-executivo da Cedec - Coordenadoria estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, coronel Paulo Leonardo Benício Praxedes, durante reunião com a secretária-executiva da Amams - Associação dos municípios da área mineira da Sudene, Beatriz Morais Corrêa e com o secretário da regional de Defesa Civil, major Luiz Marcos Resende, na sede da entidade.
Na reunião, o secretário-executivo da Cedec-MG explicou que 17 municípios do Norte de Minas deixaram de cumprir as normas fixadas pelo Sistema nacional de Defesa Civil, como decretar a Situação de Emergência e também a criação da Comissão municipal de Defesa Civil. Ele lembra que o governador Aécio Neves determinou a adoção de todas as providências para assegurar a assistência aos flagelados da seca e, por isto, todos os municípios que estão em situação de emergência estão sendo atendidos com um caminhão-pipa para assegurar o abastecimento de água. Também as Bolsas-pipas distribuídas no ano passado estão servindo para atender aos flagelados da seca.
OUTRAS AÇÕES
Além disto, também serão adotadas as medidas comuns, como distribuição de cestas básicas para as famílias que estiverem passando fome, e mantido o Programa de convivência com a seca em caráter permanente.
As cisternas plásticas a serem distribuídas neste ano servirão para armazenar as águas das chuvas. Uma equipe de pesquisadores estará realizando estudos sobre os impactos positivos destas cisternas e se os resultados forem positivos, serão contratadas 30 mil cisternas a serem distribuídas aos flagelados da seca.
Atendendo sugestão da Amams, a Cedec-MG marcou reunião para dia 18, em Montes Claros, às 10 horas, com todos órgãos envolvidos no setor, como Copasa, Cemig, IEF, IGAM, Feam-MG, Emater, Codevasf, Dnocs e 55º batalhão do Exército, visando definir as ações a serem desenvolvidas de assistência aos flagelados da seca.
Será a partir das 14 horas, também com a participação de todos os prefeitos, quando se buscará resolver ainda as pendências técnicas, como os decretos de Situação de Emergência e criações das Comdecs. (Com Ascom-Amams)