montes claros

Finados: 50 mil pessoas devem ir a cemitérios

Após dois anos de restrições, é esperado grande movimentação

Larissa Durães
Publicado em 27/10/2022 às 23:45.
Cemitério do Bonfim. (Fábio Marçal)
Cemitério do Bonfim. (Fábio Marçal)

Depois de dois anos com pouco movimento, a visitação nos cemitérios de Montes Claros será mais assídua em 2022. O público esperado é de mais de 50 mil visitantes na próxima quarta-feira (2), Dia de Finados. O horário de visitação será das 7h às 17 horas.

“Deveremos receber um público maior que nos dois anos anteriores. Toda a estrutura estará pronta para levar conforto a quem virá visitar seus entes queridos”, diz o coordenador dos cemitérios da cidade, José Geraldo Dias.

Para isto, os locais estão recebendo recapeamento asfáltico interno, pintura geral das áreas externa e administrativa, recuperação de meio-fio e atualização do sistema administrativo para localização dos túmulos. Também estão sendo preparados cartões de orientação para os visitantes.

A aposentada Maria do Rosário, de 68 anos, conta que vai todos anosao cemitério levar lírios por representar a inocência, que foi restaurada na alma do falecido. “Só não fui nestes últimos dois anos. Sempre vou e arrumo os túmulos com lírios para homenagear os entes queridos”, conta. 

Ela diz que vai alguns dias antes para arrumar. E no Dia de Finados chega bem cedinho. “Deixo tudo arrumadinho para o dia da celebração dos mortos”, conta. 

Para Monsenhor Silvestre de Melo, administrador diocesano da Arquidiocese de Montes Claros, 2 de novembro é dia de se celebrar “todos os fiéis defuntos”. 

“Celebrar o Dia de Finados não é para ser um dia de tristeza ou de desânimo, mas um dia de saudade, para lembrarmos com carinho daqueles que já se foram e rezarmos por eles. É dia de celebrarmos a nossa fé na Ressurreição oferecida por Jesus Cristo. Ele abriu-nos as portas da eternidade, morreu e ressuscitou por nós e nos deu a garantia da vida eterna”.

MISSAS
A Arquimoc irá celebrar a Santa Missa, nos seguintes cemitérios, horários, paróquias/foranias responsáveis pela organização e presidentes da celebração. 

Confira a programação:

Cemitério BONFIM 
7h: Forania Santos Reis - Pe. Genivaldo
11h: Forania São Norberto - Mons. Silvestre
15h: Forania N. Sra. da Conceição e São José – Pe. Anderson Aguiar
 
Cemitério JARDIM DA ESPERANÇA 
8h: Paróquia N. Sra. de Fátima - Pe. Pedro Henrique Nunes
10h: Forania São João Batista - Pe. André Kléber
13h: Forania N. Sra. da Consolação - Pe. Pedro Henrique Cruz
16h30: Forania N. Sra. da Consolação - Dom José Alberto
 
Cemitério PARQUE DOS MONTES
8h: Paróquia São José Carpinteiro e Maria de Nazaré - Pe. Zilmo Jota
11h: Paróquia São José Carpinteiro e Maria de Nazaré - Dom José Alberto
16h: Paróquia São José Carpinteiro e Maria de Nazaré - Pe. Gilmar

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por