Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – Quem sofre precisa de apoio; tente ajudar alguém. Esta foi a colocação do padre Henrique Alves de Oliveira Filho, administrador da diocese de Janaúba, na sexta-feira, 06, durante a procissão do encontro, na Praça da Catedral. Diante dos fiéis e das imagens de Jesus Cristo e de Maria, o padre relatou sofre a dor de Jesus e a luta de Maria para conter o sofrimento do filho.
Católicos acompanharam, em locais distintos, o transporte das imagens. A do Senhor dos Passos (Jesus Cristo) saiu da Praça do Cristo Redentor acompanhada por fiéis do sexo masculino. Já as mulheres saíram da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Gameleira, conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Dores (Maria). O encontro foi na Praça da Matriz.
Na celebração, padre Henrique enfatizou que a concessão do amor é uma ajuda para quem enfrenta o sofrimento. O gesto de Maria, que sofreu junto com o filho Jesus, foi lembrado pelo religioso ao destacar o papel da mulher que, infelizmente, ainda é vítima da violência.
– Muitas mulheres são espancadas por causa de ciúmes provocados pelo alcoolismo. E muitas vítimas têm medo de denunciar a agressão, pois são ameaçadas de morte – diz.
Ainda na junção da dor com o amor, padre Henrique conclamou todos a estarem imbuídos na defesa ambiental, principalmente da floresta amazônica, que é o tema da Campanha da fraternidade deste ano.
– Temos que lutar em favor da natureza, pela recuperação do Rio Gorutuba, comentou o padre, que ainda fez uma menção ao bispo dom José Mauro Pereira Bastos (morreu em setembro do ano passado), que tanto lutou pela revitalização do Rio Gorutuba e de outras causas ambientais.
DENGUE NÃO
O líder da igreja católica na região de Janaúba pediu às pessoas que se engajem no princípio humanitário e da coletividade. Padre Henrique frisou que cada cidadão deve se conscientizar quanto à necessidade de se manter o ambiente limpo.
– Vamos deixar as casas e a cidade limpas, ficar atentos ao horário de recolhimento do lixo – declarou ao justificar que desta forma será possível evitar doenças, caso da Dengue que, nos últimos dias têm acometido várias pessoas.