Valorização regional

Festa da Carne de Sol movimenta a economia e celebra a cultura de Mirabela

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 22/05/2025 às 19:00.
O evento visa enfatizar a importância da carne de sol para a economia de Mirabela, sendo um dos seus principais sustentáculos (Divulgação)
O evento visa enfatizar a importância da carne de sol para a economia de Mirabela, sendo um dos seus principais sustentáculos (Divulgação)

Começa nesta sexta-feira (23), e prossegue até o dia 25 de maio, a 1ª edição da Festa da Carne de Sol na cidade de Mirabela, no Norte de Minas. Oficialmente reconhecida como a Capital Estadual da Carne de Sol — título conferido pela Lei 25.061, de 19 de dezembro de 2024. O evento, que é gratuito, será realizado na Praça João Veloso, na região central da cidade.

A festa tem como foco a valorização da cadeia produtiva da carne de sol, um dos pilares da economia mirabelense. A programação inclui oficinas e cursos voltados à gastronomia e ao empreendedorismo, ofertados pela Sala Mineira do Empreendedor, ação desenvolvida pelo Sebrae Minas, e também por outros parceiros. 

Iara Martins explica que o processo de planejamento e organização das oficinas e cursos oferecidos durante a Festa da Carne de Sol foi conduzido de forma estratégica e colaborativa, visando valorizar a cultura local, fortalecer a identidade gastronômica da região e promover a capacitação dos empreendedores locais. “As oficinas incluem corte de carnes, quitandas, drinks regionais e mudas de pequi, todas pensadas para melhorar a qualificação dos participantes e valorizar os produtos típicos. Além disso, a tenda gastronômica com o prato típico arroz com carne de sol e pequi irá reforçar a identidade regional, atraindo o público para a experiência da culinária local”, explica.

Segundo o prefeito Fernando Rabelo, o evento vai além da celebração gastronômica. “O evento impulsiona o comércio de restaurantes, lanchonetes, bares e outros estabelecimentos alimentícios, que veem um aumento no movimento durante o período da festa. As barracas, ambulantes e vendedores ambulantes também se beneficiam ao oferecer produtos, comidas típicas e artesanatos, contribuindo para o fortalecimento do comércio informal e para a geração de renda direta para muitos trabalhadores locais”, explica o prefeito.

“O fluxo de visitantes promove ainda uma maior circulação de dinheiro na cidade, estimulando o crescimento de pequenos negócios, como lojas de artesanato, materiais diversos e serviços relacionados ao turismo e à alimentação. Assim, mesmo sem uma mensuração exata, é evidente que a Festa da Carne de Sol representa uma oportunidade de fortalecimento econômico para comerciantes, produtores e toda a cadeia de serviços de Mirabela, contribuindo para o desenvolvimento local significativamente”, explica Fernando Rabelo sobre o impulsionamento da economia local com a festa.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Danilo Veloso, a festa reforça o orgulho da comunidade e o reconhecimento de Mirabela como a Capital Estadual da Carne de Sol. “Com shows de artistas de renome nacional e uma forte conexão com a nossa cultura, a festa celebra as tradições e a identidade do município, destacando sua importância na região”, disse.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por