Fernanda fará outro show no último dia de carnaval, em Janaúba
Tiago Severino
Correspondente
Definida a programação do carnaval de Pirapora. A festa que inicia daqui a um mês, no dia 16, terá como principais atrações Fernanda Garcya (foto), na primeira noite de folia; e, no dia seguinte a banda Maria Chica. Os grupos Os Camaradas, Inalaê, Mania de Toalha, Akiballa, Vidigal e Os Balalaikas também se apresentarão.
A primeira noite de festa será comandada por Fernanda Garcya. Gaúcha de Porto Alegre, começou a cantar em bailes e barzinhos em 1997 na capital mineira. Hoje, com mais sete músicos percorre o Brasil fazendo shows no estilo axé-pop. A principal influência musical é a cantora Ivete Sangalo. Fernanda ainda fará outro show na região. No último dia de carnaval, 20, ela se apresenta em Janaúba.
Já a Banda Maria Chica tem no vocal a cantora Quênnya Rios. Originária de Montes Claros, o grupo surgiu há três anos. Eles já estiveram em Pirapora durante a primeira micareta do sol, quando tocaram em um trio elétrico, e no reveillon de 2005.
CARNAVAL DIVERSIFICADO
Pirapora é a única cidade do Norte de Minas a ter um carnaval diversificado, com espaço para o axé music e os tradicionais blocos. No bloco caricato a estrutura é simples, com bateria e um puxador; já o carnavalesco se aproxima da escola de samba, sendo separado por alas. O desfile começa a partir das 8h da noite.
A expectativa da secretaria municipal de Turismo é a média diária de 20 mil pessoas na área de eventos. O carnaval terá o mesmo formato dos anos anteriores: palco central, área fechada, espaço para área vip e camarote. A única dúvida é sobre a programação no período da tarde. A chuva que cai desde o final do ano passado fez com que o Rio São Francisco cobrisse a praia do “areião”. Quanto ao balneário das duchas, a força da correnteza pode colocar em risco os banhistas.
A programação da festa começa no dia três com a batalha de confetes e o concurso do Rei Momo, Rainha e Princesa do carnaval. Para conseguir a coroa, os candidatos são avaliados pela simpatia e desenvoltura na hora de sambar.