Paulo Brandão
Correspondente
BOCAIÚVA - Todos os sábados, a partir das 6 da manhã até às 13 horas, acontece em Olhos D’água, a feira dos pequenos produtores rurais, na praça de Sant’Ana. Há três anos várias famílias de comunidades rurais e do assentamento Dois de Junho (antiga Fazenda Rocinha) são beneficiadas com o programa da prefeitura local para que os agricultores possam comercializar os seus produtos na cidade. Os produtores e as mercadorias recebem o transporte gratuito cedido pelo município deslocando de sua comunidade até Olhos D’água.
Na feira, o consumidor pode adquirir nas bancas feijão, milho, arroz, mandioca, hortaliças, doce, verduras, legumes e uma novidade: o feijão roxinho. Este último produto é vendido pelo agricultor do assentamento Dois de Junho, Jurandir Cândido Sena.
- Com muita dificuldade consegui as sementes do feijão roxinho e plantei, colhi uma boa quantidade que estou comercializando agora, afirma o produtor.
Na banca de Cícero Rodrigues Santos, também morador do assentamento, pode ser encontrado bananas, cebolinha, farinha e abóbora.
- As vendas são razoáveis, vendemos tudo que produzimos em nossa propriedade. É um produto seguro, pois cultivamos sem agrotóxicos, ressalta Cícero dos Santos. Maria Alves Ferreira da comunidade de Santa Maria comercializa abóbora, hortaliças e verduras. Segundo ela, a feira tem os seus altos e baixos, mas confiante ela diz que é uma oportunidade de geração de renda aos pequenos produtores rurais.
As irmãs Gecira de Oliveira Almeida e Antônia do Félix de Oliveira, sempre animadas, contam que as vendas variam de semana para semana. Elas comercializam doces, geléias, hortaliças e verduras.
- Precisamos de um local mais apropriado para comercializar nossa produção, tipo um mercadinho, comenta Gecira Almeida.
De acordo com o departamento de Ação Social, a prefeitura de Olhos D’água tem um projeto de construção de um espaço para acomodar de maneira adequada os comerciantes da zona rural.