
Montes Claros recebe no próximo dia 24, às 19h, mais uma edição do Fé Nelas, programa da Fecomércio MG cujo objetivo é impulsionar o empreendedorismo feminino em Minas Gerais. A iniciativa busca apoiar desde mulheres em situação de vulnerabilidade social, desempregadas e donas de casa até microempreendedoras individuais (MEI), micro e pequenas empresárias.
O programa foi desenvolvido com base na experiência do Sesc e do Senac e se apoia em três pilares: Educação e Capacitação, Acesso a Mercados e Inovação e Tecnologia. A proposta é oferecer inclusão, qualificação profissional, conexões estratégicas e oportunidades de crescimento para mulheres em diferentes estágios de sua trajetória.
Segundo o Fecomércio MG, o Fé Nelas será construído como um ecossistema integrado, reunindo diversos parceiros para potencializar o desenvolvimento econômico e social das mulheres mineiras por meio do empreendedorismo.
A diretora do Senac Montes Claros, Martha Cristiane Araújo Tolentino, destacou que o evento contará com palestra, às 18h30, e um espaço de descompressão. “O objetivo é apoiar a mulher que se encontra em situação de vulnerabilidade, desempregadas, microempreendedoras, MEIs e pequenas empresárias, oferecendo inclusão, capacitação, conexão, estratégia e oportunidade de crescimento”, afirmou.
Ela ressaltou que os conteúdos serão adaptados conforme os diferentes estágios de carreira das participantes. “Uma forma interessante de apoio seria através dos nossos recursos de qualificação profissional, como cursos na área de maquiagem e cabelo, que proporcionam renda e permitem que elas possam se sustentar e se valorizar com o próprio trabalho”, explicou.
A expectativa é reunir de 90 a 100 pessoas nesta primeira edição em Montes Claros. “A tendência é expandir nas próximas edições”, disse a diretora. Para ela, o maior desafio do programa é engajar as mulheres. “É preciso acreditar nelas e elas acreditam nelas também”, completou.
O assessor de comunicação do SindComércio, Fernando Queiroz, ressaltou o impacto positivo do projeto para o comércio local. “Considerando o potencial do Norte de Minas em relação às mulheres empreendedoras e como elas têm se destacado, o Fé Nelas só vem fomentar e apoiar esse crescimento em todos os aspectos, serviços e produtos”, avaliou.
Segundo ele, o empreendedorismo feminino tem se expandido em áreas diversas. “Temos visto mulheres em oficinas, marcenarias e serralherias. É uma diversidade em todos os segmentos. Claro que na moda elas já vêm se destacando há anos, mas agora estão ocupando espaços que antes eram pouco explorados, inclusive em áreas de prestação de serviço e liderança”, afirmou.
A expectativa é de mais um ano de resultados positivos. “Cada edição tem crescido mais. A receptividade tem sido fundamental para esse crescimento. Este ano, estamos ainda mais otimistas, pelo apoio, pelo número de inscrições e pelo envolvimento de vários segmentos. O resultado é sempre positivo. As pessoas participam, dão seus testemunhos, relatam as oportunidades geradas e a rede de relacionamentos que está sendo criada. Isso mostra como o Fé Nelas tem transformado realidades”, concluiu.
A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site www.fenelas.com.br. As vagas são limitadas.
