Alexsandro Mesquita
Correspondente
JURAMENTO - Mais uma vez a fé e a devoção em Nossa Senhora Aparecida unem Juramento e Glaucilândia num só momento, e as duas cidades comungam da esperança de dias melhores de paz e união.
Retorno da imagem de Nossa Senhora Aparecida leva
mais de 450 cavaleiros a Glaucilândia
No dia 12 de outubro completaram-se exatos 12 meses em que essas duas cidades abraçaram a causa de se renovar e beber na mesma fonte de vida. Se a imagem de Nossa Senhora Aparecida encontrada no lixo por Paulo Evangelista de Jesus, gari da Esurb, e restaurada depois, é importante para os féis de Montes Claros, para Glaucilândia e Juramento ela se tornou símbolo de uma consagração bem maior. Mais de 450 cavaleiros participaram da cavalgada da fé.
- Parece que, em termos de devotos e participação, este ano foi melhor - comemora Antônio Dalduque, organizador e precursor do evento.
Os pontos de parada para rezar os mistérios foram mantidos, porém, foi mias longa na fazenda Cabaceiras, de Luiz Maia, a mesma que no ano passado foi o ponto de encontro para a histórica cavalgada a Bom Jesus da Lapa, com mais de 420 km de distância. Na fazenda Cabaceiras foi rezado o 4º mistério e o último em Glaucilândia, celebrado pelo padre Adilsom em praça pública.
Segundo Antônio Dalduque Maia, o evento pode tornar-se tradicional, depende apenas das pessoas abraçarem a causa.
- A probabilidade do evento se tornar tradicional é grande. A intenção, por enquanto, se Nossa Senhora me der saúde, é ter uma parceria e aparecer mais devotos para compor essa parceria, para que a gente dê continuidade à cavalgada, e aí, realmente, tornar uma tradição. Você vê uma coisa tão bonita como na comunidade de Glaucilândia. Hoje deve ter 750 pessoas participando e, no ano que vem, o evento vai continuar. Porém, os devotos de Glaucilândia vão levar novamente a imagem a Juramento, como no ano anterior, para dar continuidade a essa programação - explica Dalduque.
A CHEGADA EM JURAMENTO
De acordo ainda com o organizador da cavalgada, o movimento em Juramento no dia 11, quando da chegada da imagem à cidade, foi surpresa. Devido à agitação que causou e que há muito tempo não via, a chegada de Nossa Senhora Aparecida no município teve início com uma celebração de uma missa na região de Campo Grande e só depois então a procissão seguiu para juramento com aproximadamente 40 veículos acompanhando a imagem. Antônio Dalduque relata que nunca viu os devotos receber tão bem uma imagem como foi em juramento.
UM MUNDO MELHOR
- Não há dúvida de que o caminho para um mundo melhor é este, tanto que eu usei a frase Juramento e Glaucilândia unidas pela fé como slogan, que foi até você mesmo que fez a matéria no ano passado e deu esta idéia na chamada, e eu abracei esse tema porque achei muito interessante. Essa devoção, mesmo com os problemas de saúde que tenho tido, está até prevista uma cirurgia, eu ainda encontrei força para eu concluir esta caminhada hoje. E a devoção do povo realmente me surpreendeu esse ano, nunca esperava tanta gente. As pessoas também abraçaram a causa, salienta Toninho, como também é conhecido em Juramento.
ASSOCIAÇÃO DE CAVALEIROS
Toninho diz que houve participantes de filhos de Juramento que moram em Belo Horizonte e há tempos não retornavam a cidade, e vieram só para participar da marcha. Comenta também sobre a possível criação de uma associação de cavaleiros para facilitar a promoção de outros eventos como esse. Ele informa que há a intenção de estender a participação da cavalgada para municípios vizinhos como Itacambira para criar mais força.
- Vamos programar alguma coisa para Itacambira, num festejo tradicional deles para que eles retornem em outubro na nossa festa. Com isso vamos resgatar as tradições e culturas locais, tanto em município quanto no outro. Nós temos figuras e personagens/cavaleiros folclóricos. Vamos juntar o útil ao agradável, finaliza Toninho.
APROXIMAÇÃO
Para João Antônio Santos o evento vem para aumentar mais a fé do povo e incentivar mais a participação da pessoa nos acontecimentos religiosos e aproximar mais os dois municípios que tem muita coisa em comum, inclusive a cultura.
- A idéia é excelente porque essa cavalgada mostra que o pessoal ainda tem muita fé em Deus e Nossa Senhora Aparecida, e dá força para que a cada ano que passar aumentar o número de pessoas interessadas em participar. O fator econômico também melhora, o comércio cresce com esse movimento porque a procura por alimentos é muito grande.
Estiveram presentes acompanhando a cavalgada várias autoridades de Juramento e Glaucilândia, inclusive os prefeitos das duas cidades, vereadores, secretários entre outros.