Correspondente
NOVA PORTEIRINHA – Cem centímetros ou um metro separam o nível de água da barragem Bico da Pedra do transbordamento. Isso não acontece desde 1993. Há duas semanas o nível de água da barragem, situada a cinco quilômetros das cidades de Nova Porteirinha e Janaúba, estava em um metro e meio do transbordamento.
Quarta-feira, dia 17, conforme informações do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) faltava apenas um metro para a água atingir o vertedouro, ou seja, no ditado popular, para a barragem sangrar. No último final de semana houve redução de 5 centímetros no volume, mas na terça-feira, 23, houve a recuperação devido à chuva da noite anterior. Com isso, o nível de água da represa de Janaúba está a um metro do transbordamento.
No ano passado faltaram 1,40m para o transbordamento. Em 2005, a barragem esteve a 1,20m de transbordar e em 2004, segundo dados do DIG, faltaram 90 centímetros para a represa Bico da Pedra sangrar. Nos últimos três anos o nível mínimo da barragem foi 7,85m abaixo do transbordamento. Hoje, o nível de água do Bico da Pedra está 12,8 metros acima do ponto crítico, que seria a insuficiência para o bombeamento de água para o abastecimento da população.
CHOVEU 10 VEZES MAIS
De acordo com o 5º Distrito de Meteorologia, através da unidade do Vale do Gorutuba, entre a noite de segunda-feira, 22, e madrugada de terça-feira, 23, choveu o correspondente a 14,4 milímetros em Nova Porteirinha e Janaúba. O acumulado no ano é 72,4 mm. Em pouco mais de três semanas, neste mês, choveu quase dez vezes mais do que choveu em janeiro de 2006, em Janaúba e Nova Porteirinha.