Tiago Severino
Correspondente
O Icad (Instituto Cultural Antônia Diniz Dumont) está realizando, em Pirapora, a exposição “Educar para transformar”, dedicada a Paulo Freire. O objetivo é aprofundar as reflexões sobre a educação a partir da obra de Freire, que é considerado um dos maiores educadores do século.
Freire nasceu em Recife (Pe) em 1921. Ele destacou-se na área de educação popular com desenvolvimento da pedagogia da libertação, voltada para a conscientização política de jovens e adultos.
Na exposição, os visitantes podem conhecer a obra de Freire e a contribuição dada para a metodologia de alfabetização e o aprimoramento da consciência de cidadania. A exposição termina no dia 02/07. A visitação é aberta ao público no horário de 8h às 12h e das 14h às 18.
“Nós esperamos que todo os professores e alunos, em especial, dos cursos de pedagogia e normal superior, das cidades vizinhas venham conhecer um pouco sobre Paulo Freire”, comenta Sávia Diniz, coordenadora do Icad.
Segundo ela, o evento faz parte de uma estratégia de divulgação da Fundação Banco do Brasil. A missão é difundir a obra de Freire em todo o país, através de exposições itinerantes.
Esta é a primeira vez que o Icad promove uma exposição sobre um autor. O instituto é resultado de uma parceria entre o setor público e privado. A instituição promove o desenvolvimento sócio-cultural de adolescentes de famílias de baixa renda, através da disseminação de atividades culturais e ambientais.
PORTINARI
Para mês de agosto, o instituto realizará a exposição “Portinari do Brasil”. Cada escola visitante receberá um kit, com a biografia do pintor Candido Portinari e um catálogo das obras.
“Na exposição de Portinari, o professor será o próprio guia do aluno, pois, ele terá uma capacitação prévia sobre as obras do pintor e a relação da arte com outras disciplinas”, afirma Sávia.