Logotipo O Norte
Quinta-Feira,18 de Setembro

Estudantes do Rio São Francisco recebem formação em Educação Sanitária

Jornal O Norte
Publicado em 14/02/2007 às 09:46.Atualizado em 15/11/2021 às 07:58.

Estudantes do ensino fundamental estão participando de projeto para formação de sanitaristas mirins, uma iniciativa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Na próxima sexta-feira (16), às 14h, na cidade de São Roque de Minas, nascente do Rio São Francisco, será lançada mais uma etapa do projeto, na presença de autoridades municipais da região, Secretaria da Educação, Diretoria do IMA, lideranças, professores e alunos.



O objetivo é contribuir para a qualidade de vida das famílias, principalmente rurais, favorecendo a saúde das populações e a sua segurança alimentar, estimulando o interesse dos jovens pela permanência no campo, evitando o êxodo rural, além do crescimento da agropecuária e a evolução do agronegócio, voltados para os cuidados com o meio ambiente.



O projeto será executado em diversos municípios, contemplados no Projeto Estruturador da Bacia do Rio São Francisco, programa do Governo de Minas Gerais, com abrangência, inicialmente, em oito delegacias regionais do instituto (Bambuí, Belo Horizonte, Curvelo, Montes Claros, Janaúba, Oliveira, Passos e Unaí), com a expectativa de atingir, no mínimo, 400 alunos por município.



"O projeto, que já é realizado com sucesso, como piloto, na Delegacia Regional de Curvelo, visa, com o aprendizado, estimular novos comportamentos dos alunos, que ainda repassam informações aos pais", afirma a chefe de Educação Sanitária do IMA, Elizabeth Rios.



O IMA editou o livro Educação Sanitária no Dia-a-dia dos Alunos, de autoria da médica veterinária Ana Cristina Bahia Paiva, que será utilizado pelos chefes dos escritórios seccionais do IMA para capacitar professores, ministrando aulas teóricas e práticas sobre saúde animal, sanidade vegetal, segurança alimentar e meio ambiente. Os técnicos, acompanhados pelo pessoal da Secretaria da Educação, também irão monitorar e avaliar as atividades escolares, durante a execução do projeto.



Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, "diante da nova realidade, a escola pode ajudar a desenvolver o potencial latente das crianças, especialmente as do meio rural, para que, adultas, possam ter vontade, autoconfiança e capacidade para ingressar na atividade agropecuária", afirma.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por