Minas do Norte

Estudantes de saúde reforçam equipes em presídios

Parceria entre secretarias estaduais beneficiará em 76 unidades prisionais em Minas Gerais

Da Redação
Publicado em 25/01/2024 às 19:15.
Estudantes da área da saúde irão reforçar as equipes profissionais em 76 unidades prisionais distribuídas por diversas regiões do Estado (Bernardo Carneiro/Ascom Sejusp)

Estudantes da área da saúde irão reforçar as equipes profissionais em 76 unidades prisionais distribuídas por diversas regiões do Estado (Bernardo Carneiro/Ascom Sejusp)

Na região Norte do Estado, 14 presídios que fazem parte da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) receberão o reforço profissional de estudantes da área da saúde. Ao todo, 76 unidades prisionais de diferentes regiões do estado contarão com esse reforço. Serão oferecidas 129 vagas de estágio na área da saúde para estudantes dos cursos técnicos do projeto Trilhas de Futuro, em uma parceria entre as Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Educação de Minas Gerais (SEE).

Serão disponibilizadas 98 vagas para o curso técnico em enfermagem e 31 para saúde bucal; no entanto, é possível que haja uma ampliação do número de vagas ao longo do ano. Estes são estágios não remunerados, conforme previsto na grade curricular. A carga horária semanal será de 20 a 30 horas, com a obrigatoriedade de cumprir, no mínimo, 4 horas e, no máximo, 6 horas por dia. A previsão é que os estágios tenham início a partir de 1º de fevereiro.

A coordenadora de educação profissional da SEE/MG, Amanda Barboza, destaca que essa parceria irá oportunizar aos estudantes a vivência para colocar em prática os conhecimentos teóricos. “Essa parceria entre a SEE e a Sejusp é muito importante para nossos estudantes. Será uma oportunidade para aperfeiçoar o conhecimento teórico, aprimorar e colocar em prática o aprendizado no curso técnico, e com isso, os estudantes estarão preparados para o mercado de trabalho”, explica. 

A superintendente de Humanização do Atendimento do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) da Sejusp, Ana Paula de Almeida Vieira Dolabella, pontua que a iniciativa irá contribuir com os trabalhos do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen).

“A execução de programas de estágio técnico de enfermagem e de saúde bucal em unidades prisionais é de grande importância para o Depen. Foi com grande interesse que articulamos com a Coordenação do Programa Trilhas de Futuro o convite às instituições de ensino profissional a realização desses programas de estágio, pois enxergamos um potencial de contribuição dos estagiários na assistência à saúde aos custodiados, no apoio às equipes de enfermagem e dentistas atuantes em unidades prisionais de todo o Estado”, ressaltou Ana Paula.

ADESÃO 
A adesão ao programa de estágio da SEE e Sejusp deverá ser feita pelas instituições credenciadas no Trilhas de Futuro, que ofertam os cursos técnicos específicos para as vagas que serão ofertadas, listados acima, até o dia 31 de janeiro.

“Ainda que estudantes na área da saúde será uma ajuda muito importante, pois, hoje, estamos com um déficit e estamos precisando de mais médicos e enfermeiros para contribuir nessa área. E, uma vez que nosso sistema prisional tem aumentado, quanto mais profissionais tivermos será muito importante, lembrando que também necessitamos de uma atenção na área da educação”, comenta Arley Júnior, presidente da ONG “Luz no Cárcere” e Secretário do Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de MOC.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por