Logotipo O Norte
Quarta-Feira,15 de Janeiro
MINAS DO NORTE

Estação das flores promete temperaturas elevadas e chuvas acentuadas

Larissa Durães
Publicado em 21/09/2023 às 20:06.

Neste sábado (23), às 3h50 da manhã, a estação das flores, a primavera, começa. Tradicionalmente, ela serve como uma transição para o verão, com dias quentes e longos, e temperaturas mais amenas. No entanto, as informações indicam que a primavera deste ano pode não ser tão agradável quanto o esperado, especialmente devido às recentes e elevadas temperaturas.

O agrometeorologista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de Montes Claros, Flávio Pimenta de Figueiredo, avisa que a primavera deste ano será bastante atípica em todas as regiões. “A previsão para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro são 25% de chuvas a mais. Então este ‘calorzão’ que estamos sentindo e vamos sentir ainda mais, vai trazer chuvas para nós. Vai ser, então, um momento de muito calor intenso, porém, promovendo chuvas mais acentuadas”, explica.

“A previsão em geral é que as temperaturas vão estar em torno de 45º e 48º graus, temperaturas preocupantes. Principalmente para crianças e pessoas idosas”, explica Flávio. “Para se ter ideia de quanto vai estar alto essas duas primeiras semanas da primavera, e de quanto vamos passar aperto, normalmente aqui em Montes Claros e região norte, o começo dessa estação temos temperaturas na casa dos 25º e 26º graus, uma diferença muito grande”.

De acordo com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a previsão é de umidade relativa do ar entre 15% e 20% nas mesorregiões Norte, Noroeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Sul e Central. Há previsão de temperatura máxima acima de 39°C à tarde em áreas das mesorregiões Norte e Triângulo.

O professor explica ainda que, como Montes Claros e o Norte de Minas estão em uma região de baixa pressão com altas temperaturas, a chegada de uma massa mais fria vai trazer as chuvas torrenciais. “Vamos ter a mesma quantidade de chuvas como de costume, 1000 mm, aqui no Norte de Minas, porém, concentradas agora na primavera. A partir de janeiro até abril, as chuvas serão 15% menores. Portanto, teremos uma primavera muito quente e úmida”, completa Figueiredo. 
 
CUIDADOS
Com as temperaturas acima dos 39º em algumas regiões de Minas Gerais, e a umidade não passando dos 40%, a população deve ficar atenta para alguns sintomas físicos; como dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos, ressecamento da pele, cansaço e incômodo ao respirar.

“Então, beber muita água, hidratar as vias aéreas, passar protetor solar, usar roupas leves e manter os ambientes arejados são medidas simples para diminuir o desconforto causado pelo calor e pela secura do ar”, explica o coordenador estadual adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes.

Já em relação às chuvas torrenciais, Flávio diz que devemos tomar cuidados, principalmente na área rural com medidas conservacionistas — “porque se a água escoar ela além de promover erosão vai causar um impacto tanto ambiental como chegar aqui também na zona urbana causando inundações e outros mais”, alerta. 

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por