Entidades oferecem aulas de computação para crianças especiais

Jornal O Norte
13/12/2005 às 10:26.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:55

Marlon Bruno


Colaboração para O Norte

BOCAIÚVA - Nas manhãs de quarta e sexta feiras, uma parceria da Abrace - Associação bocaiuvense receptora de adultos e crianças especiais com a escola municipal Tarcísio Pires de Castro está levando a inclusão digital a crianças com algum tipo de deficiência.

Nas aulas, os portadores de deficiência encontram uma possibilidade de romper barreiras físicas e se comunicar de várias formas, através do computador. Com a ajuda de programas especializados, por exemplo, usuários com baixa visão podem ler textos encontrados na internet. E, o mais importante, com a presença de educadores preparados para atender o público que tem necessidades especiais.

O curso de introdução à informática não tem duração definida, já que cada um tem um ritmo de aprendizado diferente. Segundo a professora Tânia Siqueira Luna, os alunos especiais têm o mesmo potencial de qualquer outro.

- Com certeza, eles têm uma capacidade muito grande de aprender. Embora possa ser mais lento, esse processo acontece principalmente com os que já estão alfabetizados - diz Luna.

CIDADANIA CRIATIVA

Para a diretora da escola, a inclusão digital é um conceito que engloba as novas tecnologias da informação, comunicação e educação, possibilitando a construção de uma cidadania criativa e empreendedora.

- A inclusão digital é um meio para promover a melhoria da qualidade de vida, garantir maior liberdade social, gerar conhecimento e troca de informações - diz Andréa Tondineli Carneiro.

De acordo com a secretaria municipal de Educação, dar à população acesso a essas tecnologias, mesmo sem ter um contato freqüente com o computador, facilita o entendimento e a utilização quando necessário, além de representar um grande avanço para que todos os alunos se incluam na era da informática.

- Acho que esses alunos especiais, quando aprendem a manusear um computador, não se limitam apenas ao uso do aparelho e sim a todo e qualquer produto informatizado, seja um microondas, atendimento eletrônico bancário ou o painel de uma máquina de lavar, uma vez que a informática hoje está cada vez mais simples - diz Cida Ribeiro, coordenadora pedagógica.

OS INCLUÍDOS

Mesmo entusiasmo se observa por parte dos alunos.

- Isto é muito bom. Já sei escrever o meu nome no computador. Na Internet, eu posso encontrar amigos e namoradas (risos) - comenta o aluno Paulo Henrique.

Outro aluno, Gilberto Nere Alves, acredita que o aprendizado no computador lhe garantirá um futuro melhor:

- A gente se desenvolve muito; quando eu tiver o meu computador em casa, já saberei usá-lo.

A inclusão digital é tão necessária para a vida dessas crianças que a possibilidade do uso dos computadores, apesar de sua importância para o acesso à informação e para a entrada no mercado de trabalho, continua restrita a poucos. A chamada exclusão digital pode significar um aprofundamento ainda maior da divisão entre as populações dos países ricos e dos países pobres, dificultando o processo de desenvolvimento.

RESULTADOS POSITIVOS

Segundo a psicóloga Naete Antunes, a inclusão digital e a inclusão social são indissociáveis. Nesse sentido, alguns projetos desenvolvidos em Boc mostram que é possível alcançar resultados positivos, por exemplo, na introdução à informática:

- Quando uma pessoa passa a discutir algum assunto da mídia, usando o computador para fazer um texto, ou algo parecido, podemos dizer que isso é desenvolvimento social, a partir da inclusão digital.

Para a assistente Social Marisa de Souza Alves, o acesso dessas crianças ao meio digital é uma estratégia a ser seguida.

- Além dessas crianças aprenderem a manusear o computador, estarão desenvolvendo o meio social em que vivem. Estarão mais compatíveis com as pessoas que dizem ser normais. O que é preciso é dar mais oportunidades a esses alunos - argumenta.

A escola municipal Tarcísio Pires de Castro foi fundada em março de 2001 com a função de atender às pessoas com deficiência. A Abrace é uma entidade de caráter assistencial, que trabalha em prol das pessoas com dificuldades físicas e mentais.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por