Comemoração dupla

Entidades da Polícia Militar do Norte de Minas celebram aniversário

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 02/08/2024 às 19:00.
Para comemorar o aniversário, a solenidade contou com homenagem aos policiais militares que se destacaram em suas atividades, a outorga de medalhas de mérito militar nos graus ouro, prata e bronze, colaboradores e veteranos. (LEONARDO QUEIROZ)
Para comemorar o aniversário, a solenidade contou com homenagem aos policiais militares que se destacaram em suas atividades, a outorga de medalhas de mérito militar nos graus ouro, prata e bronze, colaboradores e veteranos. (LEONARDO QUEIROZ)

Na última sexta-feira (2), o Colégio Tiradentes foi palco de uma celebração especial, marcando os 68 anos do Décimo Batalhão da Polícia Militar (BPM) e os 66 anos da banda de música da 11ª Região da Polícia Militar (RPM). A solenidade de aniversário, que ocorreu no auditório da escola, também contou com a outorga das medalhas de mérito militar, destacando o reconhecimento a personalidades e militares que se destacaram na região.

Instalado definitivamente em Montes Claros em 28 de julho de 1956, o décimo batalhão de Infantaria da polícia Militar de Minas Gerais empossou o coronel Geraldo Batista, sendo o primeiro comandante dessa nova unidade. O quartel do 10° Batalhão instalou-se primeiramente na praça Dr. Chaves (Quartel de Comando), ficando a tropa atrelada em um prédio na avenida Ovídio de Abreu (próximo à praça da Estação) onde foi lido o primeiro boletim interno da unidade. 

O batalhão na época gerenciava destacamento em 50 localidades sendo responsável por quase a terça parte da área territorial do Estado com um efetivo de aproximadamente 400 homens. 

Em 3 de outubro de 1964, deu-se a instalação na atual sede da unidade sob o comando do coronel Georgino Jorge Souza. Só a partir de 1965 que o décimo batalhão de Infantaria recebeu o nome de Décimo Batalhão de Polícia Militar e, desde então, foi encarregado pela manutenção e o restabelecimento da ordem pública em quase todo o território norte mineiro. 

O capitão Carlos Willian Pereira dos Santos, chefe da sessão de planejamento do 10º Batalhão de Polícia Militar explica que o 10º Batalhão é destaque no estado de Minas Gerais — “São 68 anos de tradição, de ações e de muito trabalho que o 10º Batalhão trouxe para o Norte de Minas com a sua contribuição. Hoje, o 10 Batalhão é referência no Estado e tem se destacado atualmente com os altos índices positivos que tem alcançado contra a criminalidade e uma redução muito significativa no estado de Minas Gerais”, diz.

“Vários projetos têm sido liderança no sentido de poder trazer para a segurança pública a inovação. São 68 anos de luta, de conquistas e de inovações que têm contribuído significativamente para a segurança pública aqui no norte de Minas”, completa o capitão Willian. 

O tenente-coronel Luciano Magalhães Chaves, comandante do 10° Batalhão, explica que a data é relembrada com muita alegria pela corporação — “O Décimo Batalhão faz parte da história do Norte de Minas. Quase metade do território de Minas já foi o Décimo Batalhão. E, hoje, nós somos responsáveis pelo policiamento em 16 municípios, sendo um resultado entregue à nossa sociedade e à nossa a população. Nós, hoje, vivemos numa cidade de 400 mil habitantes. Uma das mais tranquilas e seguras do nosso país, graças à sociedade ordeira, à nossa sociedade montes-clarense, da nossa região, ao empenho e à integração entre as instituições, que entrega qualidade de vida, garantia do patrimônio, da democracia e das liberdades individuais”. 
 
BANDA MILITAR
Nesta mesma data, também se comemora o aniversário de criação da Banda de Música do Décimo Batalhão de Infantaria da Polícia Militar, criada em 1958 a partir da banda de Corneteiros de 1956. Sua primeira apresentação aconteceu na procissão de Corpus Christi na Catedral de Nossa Senhora de São José, em Montes Claros. 

Entre as diversas apresentações, a Polícia Militar destacou uma lembrança especial de 1964. Naquela ocasião, durante a passagem do presidente da república, a banda foi escolhida pelo governo para executar o Hino Nacional Brasileiro e liderar o desfile de toda a guarda de honra em continência ao Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que ao final elogiou a banda, cumprimentando e parabenizando pessoalmente cada integrante. 

Também em 1961 a banda de música recebeu o presidente Juscelino Kubitschek em visita à cidade de Pedra Azul, norte do estado. Sua história se confunde com a história do décimo batalhão que ao longo de décadas vem servindo ao povo norte-mineiro e se tornando patrimônio da cidade de Montes Claros. 

“Para nós da Banda de Música, é um grande prazer estar comemorando, revivendo essa data. São, ao longo dos anos, muitas histórias vividas, muitas histórias emocionantes, e a gente agradece. Agradece ao povo mineiro, ao cidadão montes-clarense por todo esse carinho, por todo esse amor que dispensa a nós. Estamos aqui, através da música, fazendo também segurança para todo o povo norte-mineiro”, expressa o tenente e maestro da banda de música da 11º RPM, Paulo Roberto Cruz Gomes. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por