Logotipo O Norte
Segunda-Feira,15 de Setembro

Energia elétrica chega às comunidades rurais de Matias Cardoso e Varzelândia

Jornal O Norte
Publicado em 11/08/2006 às 11:19.Atualizado em 15/11/2021 às 08:41.

O Programa Luz para Todos (LPT) realizou no último fim de semana a entrega de obras de eletrificação rural realizadas nos municípios de Matias Cardoso e Varzelândia, em Minas Gerais.  As obras foram realizadas pela Cemig, um dos agentes executores do programa no Estado, e contaram com o investimento total de R$ 2,1 milhões.



Em Matias Cardoso, foram atendidos pequenas comunidades e o assentamento rural do Incra Tronco do Ipê. Cerca de 575 pessoas moram nessas localidades. Na associação do assentamento Tronco do Ipê, situado a 65 km da área urbana, a entrega aconteceu na sexta-feira, 4.



Já em Varzelândia, a luz chegou ao assentamento Betânia, a 36 km da área urbana, e também a outras pequenas comunidades rurais, onde vivem cerca de 1.170 pessoas. A solenidade de das obras foi domingo, 06, às 10h.



BENEFÍCIOS



A produção do assentamento Betânia é toda voltada para a Agricultura Familiar e culturas de subsistência. Há produção de milho, feijão, mandioca e mel silvestre e criação de galinhas, porcos e gado de leite e de corte.



A chegada da energia elétrica proporcionará conforto doméstico, melhoria da qualidade de vida, economia com a substituição do motor a diesel pelo elétrico e desenvolvimento sócio-econômico a partir do crescimento da produção. Além disso, possibilitou o acesso a água, já que três poços artesianos foram ligados à rede elétrica. A educação também está sendo beneficiada com a eletrificação de uma escola rural. No Assentamento Tronco do Ipê, a produção é voltada para lavouras de sequeiro, milho, sorgo, mamona, mandioca e queijo artesanal.



LUZ PARA TODOS



O Programa é coordenado pelo ministério de Minas e Energia e Eletrobrás e, em Minas Gerais, por Furnas. Um comitê gestor é responsável por receber as demandas, definir prioridades, acompanhar o cumprimento de metas e garantir a implementação do programa. 



COMO PEDIR



O morador do meio rural que não possui energia elétrica em casa deve procurar o escritório ou representante da empresa que atende ao município onde vive e solicitar a instalação da luz. O cronograma das obras é estabelecido pelos agentes executores, que são as concessionárias de energia elétrica e/ou cooperativas de eletrificação rural.



O telefone do Comitê Estadual é (31) 3222-0920, com atendimento de segunda à sexta-feira, em horário comercial.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por