Benjamim Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – A oportunidade de estudar gratuitamente ou então obter bolsa parcial em faculdades tem atraído a atenção de jovens e adultos desta cidade que concluem ou já concluíram o ensino médio. Nos últimos três dias de vigência do prazo de inscrição ao Enem – Exame nacional do ensino médio 2006, houve uma grande procura pela ficha que dá direito à prova e, com isso, à expectativa de ingressar no ensino superior.
Em Janaúba, até quinta-feira, 1º, as agências dos correios haviam contabilizado 1,2 mil inscrições. De acordo com Gessy Borges, da gerência central dos correios, esse número pode subir diante do movimento de ontem. Ele acredita em torno de 1,5 mil inscrições. No ano passado, as provas do Enem foram aplicadas para 3.541 candidatos em Janaúba, considerando os inscritos de outros municípios, caso de Jaíba e Verdelândia.
A prova do Enem 2006 está marcada para o dia 27 de agosto, com início às 13 e término às 18 horas (horário de Brasília). O exame é composto por 63 questões de múltipla escolha e uma redação. Os alunos são avaliados em cinco competências consideradas básicas pelo Mec – Ministério da Educação, que incluem as disciplinas do ensino médio.
As competências exigidas são: dominar a língua portuguesa e as linguagens matemática, artística e científica; aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para compreensão de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas; interpretar dados para resolver situações-problema; relacionar informações para construir argumentação consistente; e usar conhecimentos escolares para uma intervenção solidária na sociedade, respeitando valores humanos e a diversidade sociocultural.