Encenação da morte de Cristo e campanha da fraternidade chamam ateção para salvação da amazônia

Jornal O Norte
Publicado em 11/04/2007 às 10:35.Atualizado em 15/11/2021 às 08:01.

Alexsandro Mesquita


Correspondente



GLAUCILÂNDIA - Mais uma vez a semana santa em Glaucilândia foi marcada com muita fé e devoção. Na segunda e terça feiras, a igreja Nossa Senhora Aparecida realizou a via sacra; na quarta, confissões; e na quinta, cerimônia de lava-pés, transladação e adoração do santíssimo até às 24h. Mas é na sexta-feira da paixão que todos os anos é realizada a encenação da morte de Cristo, durante procissão pelas ruas da cidade, acompanhada por grande números de devotos.



Pela manhã, o costume é de que as mulheres saiam com a imagem de Maria em procissão pelas ruas, enquanto os homens buscam no Trevo, a 4 km de Glaucilândia, a imagem de Jesus. Neste ano, a Praça Gasparino Maia serviu de palco para o encontro das imagens, seguindo-se cortejo até a igreja.



Com o tema Fraternidade e Amazônia e o lema Vida e missão neste chão, a campanha da fraternidade de 2007 se volta para a salvação da Amazônia, uma região importante para a vida saudável da e na terra. É também um convite para todas as pessoas que têm sentimentos de humanidade sejam solidárias de forma bem concreta com a Amazônia.



CONDIÇÕES DE VIDA



O objetivo da campanha é provocar práticas de solidariedade com os povos da Amazônia que lutam para preservar as condições de vida nela e, ao mesmo tempo, provocar iniciativas que enfrentem os desafios de preservar ou recuperar as condições de vida nas demais regiões do país, inclusive no cerrado e na caatinga do Norte de Minas.



Neste sentido, o grupo de jovens Juguc - Juventude glaucilandense Unidos com Cristo a cada passagem da encenação da morte de Cristo, desde sua prisão feita pelos soldados e a entrega a Pilatos (Pablo), até a morte, foi comparada em reflexões com a real situação da Amazônia.



No sábado houve a celebração da luz e vigília pascal, e no domingo, encerramento com missa e confraternização da páscoa, com café comunitário.



A celebração contou com o seminarista Gilberto Rodrigues dos Santos Júnior, que é assistida pelo pároco da cidade, Adilson Ramos de Melo. Renato Salvador, Daniele, Eliânia, Amanda e Valéria coordenaram a ação teatral.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por