Benjamim Oliveira Júnior
Correspondente
NOVA PORTEIRINHA – Tiveram início nesta semana as obras de esgotamento sanitário na cidade de Nova Porteirinha que consumirão investimento de pouco mais de R$ 2 milhões. O empreendimento faz parte do convênio entre a prefeitura deste município e a Copasa e consta da construção de uma estação elevatória e rede coletora do sistema de esgotamento.
De acordo com Nélio José Pereira, engenheiro da Construtora Integral e responsável pelo canteiro de obras em Nova Porteirinha, são previstos em torno de 30 mil metros de tubos que levarão os resíduos para a estação elevatória que, por sua vez, conduzirá o material até a Estação de tratamento de esgoto de Janaúba, a ser inaugurada em fevereiro.
Ainda conforme o engenheiro da obra de esgotamento sanitário de Nova Porteirinha, deverão ser realizadas cerca de 4 mil ligações em residências, comércio e órgãos públicos na cidade.
- Nessa primeira fase empregamos 21 trabalhadores, a maioria de Nova Porteirinha. Nos próximos dias deveremos abrir mais duas frentes de trabalho e com isso aumentar para em torno de 60 operários - diz Nélio Pereira.
O serviço da obra de rede de esgoto é feito durante o dia, de segunda-feira a sábado.
CONCLUSÃO
O prefeito de Nova Porteirinha, Wilmar Soares, ressalta a importância dessa obra que beneficiará 1.500 famílias, aproximadamente 7 mil pessoas. O diretor da Construtora Integral, Mauro Roberto Neuenschwander, diz que a obra deverá ser concluída num prazo de seis meses.
- Nesse período haverá interdição de trechos de vias públicas e transtornos para os moradores. Mas essa situação é passageira e a população saberá compreender - declarou o prefeito Wilmar Soares.
Em Nova Porteirinha o esgotamento sanitário é feito, parcialmente, a céu aberto.
A Construtora Integral realiza o serviço de complementação do sistema de esgotamento sanitário nas cidades de Nova Porteirinha e Janaúba. Nessa obra há o investimento de R$ 6.233.485,05 e a previsão de conclusão para novembro deste ano.