Alexsandro Mesquita
Correspondente
GLAUCILÂNDIA - A última quinta-feira, 29, foi de homenagem para Glaucilândia no Sesc de Montes Claros. Entre 23 municípios a Emater regional homenagearam uma prefeitura pela parceria desenvolvida, no caso, Glaucilândia, um Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável- CMDRS- (Juramento) e uma secretaria de agricultura (Montes Claros).
O prefeito Marcelo Ferrante Maia recebeu das mãos da secretária municipal da Emater em Glaucilândia, Gelza Soares Souza, uma placa pelo destaque e parceria.
Segundo dados da Emater, desde o início de 2005 foram vários trabalhos desenvolvidos nas comunidades do município: campanha ambiental com 5 cursos para agricultores, uma gincana ecológica, um fórum para construção da agenda 21, duas caminhadas ecológicas- visita a nascente, cavalgada ecológica, excursão técnica no município de Engenheiro Navarro (avicultura de postura e corte), participação no encontro da mulher junto à ação social, criação da Associação de Mulheres do municiípio, reestruturação e capacitação do CMDRS, construção de 210 bacias de captação de água, 15 km de terraço, 7km de cerca no topo da nascente (mata ciliar). O Programa Nacional de Agricultura Familiar-Pronaf conseguiu em 2004 apenas, R$ 76.000.00. Já em 2005 houve um crescimento de 310% nos recursos. Promoveu dias de campo (bovinocultura, plantio direto, máquinas agrícolas), distribuição de semente alerícolas para 80 famílias; capacitação junto ao Senar e Minas sem Fome, avicultura, doces cristalizados, bovinocultura de leite, alimentação
e nutrição, administração de pequenas propriedades e alericulutura; encontro da cultura e do milho em Laranjão; capacitação no Agriminas- feira da agricultura familiar (artesanato); distribuição de mudas cítricas. Minas sem Fome, avicultura pomar/roça e elaboração de projeto onde conseguiu junto ao Rotary Norte de Montes Claros recursos para 43 caixas/cisternas, beneficiou 7 famílias com suinocultura; 11 apicultura e 10 avicultura, além de ter ajudado colocar em dia junto à receita federal algumas associações comunitárias.
O extensionista agropecuário da Emater, Antônio Dumont Nascimento ressalta não só a boa parceria com a prefeitura, mas também com a secretaria municipal de agricultura, a Sub-sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o CMDRS de Glaucilândia.
“Podemos ressaltar que um município onde há um maior percentual de agricultor familiar, o que o prefeito vem fazendo é uma tentativa de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ele procura trabalhar o econômico, o ambiental, e o social que é o mais forte dele. E tem um detalhe, ele não escolhe quem vai ser atendido. Ou seja, não interfere em nosso trabalho, atendemos todos sem discriminação”, diz Dumont.
O prefeito Marcelo Ferrante também fala sobre a homenagem: “A importância dessa placa para o município de Glaucilândia é que a gente nota que o trabalho está sendo visto e reconhecido, além do produtor familiar, que agora tem uma assistência maior”.
De acordo ainda com Dumont Nascimento, durante esta semana foi lançada a idéia de valorizar derivados do prato de mandioca com um concurso. Um dos objetivos é incentivar o consumo do produto na residência e como utilizar melhor as receitas da mandioca. O concurso está previsto para ser realizado em agosto.