Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – O prefeito de Porteirinha, Alonso Reis da Silva (PT), anunciou no início da tarde de sexta-feira, sexta-feira, o desligamento do município do União Geral – Consórcio intermunicipal de prefeitos da microrregião da Serra Geral de Minas, do qual é vice-presidente. A decisão do petista foi durante reunião tumultuada dos prefeitos, para eleição da nova diretoria da entidade.
Alonso Reis era candidato a presidente e tinha como opositor o prefeito de Mamonas, Ailton Neres Santana (PSDB). Foram mais de três horas de discussão. A proposta de consenso, em que Alonso Reis seria candidato a presidente e Ailton Neres a vice, para o mandato de dois anos, não foi aceita. Houve sugestão de um presidir a entidade por um e o outro por doze meses.
Dos 16 prefeitos que compõe o consórcio, apenas dois ausentaram: João Cordoval, de Matias Cardoso; e Ivonei Abade (PSDB), de Janaúba. Ivonei é presidente e não nomeou ninguém para representá-lo. O vice-prefeito de Janaúba, José Benedito Nunes Neto (PT) esteve na reunião, mas não tinha permissão para substituir Ivonei. Onze prefeitos compareceram e outros três foram representados por assessores.
NÃO HÁ MAIS CLIMA
A eleição foi convocada pelo presidente Ivonei Abade, que se encontrava em Belo Horizonte. O prefeito de Porteirinha, Alonso Reis, disse que há tempo havia manifestado interesse em presidir o consórcio. – A minha intenção, uma vez eleito presidente, é dinamizar a atuação do consórcio, torná-lo mais abrangente e não ficar restrito a um, dois, três municípios – declarou o petista momento após a decisão de retirar a prefeitura do consórcio.
Alonso Reis relatou ao O Norte que durante o processo eleitoral do consórcio notou no semblante de alguns colegas a falta de comprometimento com a sua candidatura. – Não há mais clima no consórcio. Retiro a prefeitura do consórcio – afirmou o petista ao lado do prefeito de Verdelândia, Wilton Leite Madureira (PT) e da superintendente regional de Ensino, Maria Eni Santos Fróes.
O prefeito de Mamonas, Ailton Neres (conhecido por Neguinho) foi eleito por unanimidade. Dos 14 prefeitos e representantes com direito a voto, quatro não participaram da votação: Alonso Reis, Wilton Madureira, o prefeito de Nova Porteirinha, Wilmar Soares (PMDB) e a prefeita de Riacho dos Machados, Domingas da Silva Paz (PL).
De acordo com essa decisão do consórcio, a nova diretoria será empossada em janeiro e terá a seguinte composição: presidente Ailton Neres (prefeito de Mamonas), vice-presidente, José Barbosa Filho, o Zinga (PTB), prefeito de Catuti; diretores regionais da microrregião: região Norte, Domingos Ferreira de Souza (PTB), prefeito de Gameleiras; região Sul, José Geraldo Rodrigues (PDT), prefeito de Pai Pedro] e região Noroeste, Carlos Humberto Sales (PTB), prefeito de Manga.