JANAÚBA – A secretária estadual Extraordinária para o Desenvolvimento do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Elbe Brandão Figueiredo Santiago, deixará o governo estadual no dia 31 de março. Esse é o prazo determinado pela justiça eleitoral para que ocupantes de cargos de confiança em órgãos públicos e pretensos candidatos na eleição deste ano se afastem das funções. Candidata à reeleição, a deputada estadual Elbe Brandão diz que tem contribuído para o crescimento ordenado dessas regiões que tem representado com dignidade.
Em pronunciamento público, a secretária citou que, diante da missão de representar o governo do estado, visitou 167 municípios e cronometrou 90 mil quilômetros de deslocamento entre as comunidades do Norte de Minas e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Sucessor da deputada Elbe Brandão deverá ser do Norte de Minas
(Foto: Oliveira Jr.)
- Conheci as pessoas, principalmente as famílias carentes. E tenho orgulhoso de, na medida da possível, ter colaborado para o resgate da cidadania e o combate à desnutrição do povo sofrido do extremo Norte - diz.
SUCESSOR DE ELBE
Há três anos no comando da secretaria, Elbe Brandão relatou que um dos fatos marcantes foi a espontaneidade de um cidadão de Botumirim ao ingressar no programa Cidadão nota 10:
- Esse cidadão tem 75 anos de idade, está no programa Educação de adultos e jovens e pretende ser um biólogo. Fico radiante de alegria por entender que os nossos objetivos têm sido de grandes proporções e de resultados positivos.
Elbe anunciou que será candidata à reeleição e diante disso deixará a secretaria. Quanto ao seu sucessor ou sucessora, não quis adiantar o nome. Mas a articulação junto ao governador Aécio Neves é de que Elbe indica uma pessoa do Norte de Minas para dar continuidade ao seu trabalho na secretaria. A saída de Elbe do governo também deixará vago o cargo de chefia do Idene – Instituto de desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas.
PARAR DE FUMAR
Ao participar do lançamento do programa Janaúba joga limpo – que consiste na dinamização da limpeza pública e reciclagem do lixo – a secretária Elbe Brandão destacou que estão assegurados recursos para continuidade e início de obras no município e região. Dentre esses benefícios, afirmou a secretária, está a pavimentação da estrada que liga a BR 122 ao balneário Bico da Pedra, em Janaúba, que absorverá investimento de R$ 3 milhões.
Quanto à questão ambiental, Elbe ressalta a importância de cada um contribuir em ação que preserve a natureza. Ela visitou recentemente a ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, e ficou encantada com os projetos de preservação ambiental e da vida. Em praça pública, a secretária diz que fará o possível para abandonar o vício do uso de cigarro que, na sua concepção, causa danos ao ser humano e ao ecossistema.