Educação movida a vapor no São Salvador

Jornal O Norte
Publicado em 16/03/2006 às 09:39.Atualizado em 15/11/2021 às 08:31.

Tiago Severino


Correspondente



PIRAPORA - Depois da restauração do vapor Benjamim Guimarães, agora é a vez do São Salvador ser reformado e voltar a navegar. A iniciativa da prefeitura de Ibotirama – BA, em parceria com os ministérios da Integração e do Meio Ambiente, transformará a embarcação já deteriorada pelo tempo em um barco-escola flutuante, que percorrerá o trecho entre Pirapora, Juazeiro – BA e Petrolina - PE.



O objetivo do projeto, denominado Navegar é preciso, é promover cursos de educação ambiental, prestar assistência social e divulgar a história do Rio São Francisco nas cidades ribeirinhas. O vapor terá sala de aula e um museu. Serão gastos R$ 198 mil na recuperação do São Salvador. Desse total, parte foi viabilizada por meio de parcerias público-privadas.



O vapor foi retirado da água há 14 anos e está suspenso em vigas de madeira próximo ao porto de Pirapora. Técnicos da Funam - Fundação educacional do Médio São Francisco estão fazendo a reforma que deverá ser concluída ainda neste ano. Segundo Gilson Policárpio, responsável pela execução da reforma, o São Salvador apresenta um alto nível de deterioração em todas as partes.



TRADIÇÃO DOS VAPORES



Para Marco Aurélio Souza, representante da cidade de Ibotirama, a volta do São Salvador representa o resgate da tradição dos vapores, que foram fundamentais para o crescimento de cidades no Norte de Minas e do interior da Bahia. Ele acredita que a preservação dessa memória e o trabalho educacional que será executado garantirão cidadãos com mais conhecimentos dos valores e crenças populares.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por