Marlon Bruno
Correspondente
BOCAIÚVA - A fiscalização do Programa Bolsa Família, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social, está gerando resultados. Recentemente, Maria do Rosário Marreiros Dias, do assentamento de Engenheiro Dolabela, entregou à secretaria o seu Cartão do Bolsa Família. O objetivo, segundo ela, é garantir a renda do Programa para outra família, já que agora conseguiu se aposentar.
De acordo com a secretaria, as medidas adotadas para melhor fiscalizar o Programa vem dando certo graças ao método de fiscalização adotado. “Hoje contamos com 4.800 famílias cadastradas no Bolsa Família em Bocaiúva. O método que utilizamos é acompanhar semanalmente as famílias cadastradas”, disse Marisa Alves, secretária.
Segundo ela, além da fiscalização, as pessoas recebem orientações das condições para permanência do recebimento da verba do Programa. “Com as orientações que prestamos aos beneficiados, eles se conscientizam, e por livre vontade desistem dos benefícios do Programa, caso já possuam condições melhores de vida. É um trabalho que está dando certo”, salientou Marisa.
Outro objetivo da fiscalização é garantir a efetividade e a transparência na implementação do Programa Bolsa Família assegurando que os benefícios efetivamente cheguem às famílias que atendem aos critérios de elegibilidade do Programa.
“Recebo o benefício há mais ou menos dois anos. Há poucos dias, consegui me aposentar, agora, estou entregando o meu cartão para que outras pessoas recebam o dinheiro do Programa”, disse a aposentada.