Dom José Carlos de Souza Campos é o novo Arcebispo de Montes Claros. Empossado nesse domingo, 19 de fevereiro, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora, ele é o quarto Arcebispo da história da Arquidiocese local.
A cerimônia canônica contou com a presença de 21 bispos, número maior do que o previsto, entre eles, Dom Joel Portella Amado, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); e cerca de 200 padres, com representantes dos 40 municípios e 68 paróquias que compõem a Arquidiocese, além de conterrâneos de Dom José, que é natural de Itaúna e atuava em Divinópolis antes de chegar a Montes Claros.
Para o Monsenhor Silvestre José de Melo, administrador diocesano de Montes Claros, que ficou responsável pela instituição religiosa até a nomeação de Dom José Carlos, o momento é muito significativo para toda a Igreja no Norte de Minas.
"É ocasião para expressarmos nossa unidade e comunhão eclesial com o novo arcebispo, no espírito da sinodalidade tão apontada pelo Papa Francisco como uma das principais prioridades da Igreja", destacou o sacerdote.
"Não escolhi vocês, vocês não me escolheram, Deus nos escolheu para estarmos juntos num pedaço do caminho. Então, se Deus escreveu a nossa história, estamos felizes e ele vai nos guiar dia após dia. Pouco a pouco chegar aqui para me sentir daqui. Este é o primeiro passo. É preciso que, de fato, entre o pastor e seu rebanho haja uma bonita sintonia", foram algumas das palavras do Arcebispo, momentos antes da posse.
A celebração teve como ponto alto, a leitura do documento papal confirmando a posse do Arcebispo.
Desde 2014, Dom José Carlos exercia o Bispado em Divinópolis. A sua nomeação pelo Papa Francisco para Montes Claros, ocorreu no dia 14 de dezembro de 2022. Logo após o natal, o Arcebispo fez uma visita de três dias a cidade, a fim de conhecer a estrutura arquidiocesana e ter o primeiro contato com os membros da igreja local. Na ocasião, celebrou uma missa na Catedral.