Oliveira Júnior
Correspondente
VERDELÂNDIA – Aproximadamente 70 famílias de descendentes de escravos encontram acampadas na fazenda Vista Alegre, neste município, distante 35 quilômetros de Janaúba em direção a Jaíba. Os descendentes invadiram a propriedade rural no sábado e afirmam que somente deixarão o local após decisão do Incra – Instituto Nacional de Colonização e reforma agrária – que considera a área improdutiva.
Os invasores querem a desapropriação da terra, que faria parte do antigo quilombo Brejo dos Crioulos, em Verdelândia. Informações do Incra apontam que até o final deste mês deve ser publicado o decreto de desapropriação da fazenda Vista Alegre. Os proprietários informaram que pedirão a reintegração de posse à Justiça.
No sábado houve momento de tensão, pois os invasores teriam mantido os proprietários e familiares e foram libertados depois de horas de negociação. O comandante da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar de Janaúba, Major Itamar Rodrigues Soares, designou policiais de Janaúba para reforçar a segurança na fazenda.
Diante da negociação preliminar em que os invasores demonstraram tranqüilidade, os policiais deixaram o local. O caso foi encaminhado ao Ministério Público. O Incra deve pronunciar nesta terça-feira a respeito dessa invasão.