Descendentes de escravos invadem fazenda em Verdelândia

Jornal O Norte
Publicado em 11/10/2006 às 00:50.Atualizado em 15/11/2021 às 08:42.

Oliveira Júnior


Correspondente



VERDELÂNDIA – Aproximadamente 70 famílias de descendentes de escravos encontram acampadas na fazenda Vista Alegre, neste município, distante 35 quilômetros de Janaúba em direção a Jaíba. Os descendentes invadiram a propriedade rural no sábado e afirmam que somente deixarão o local após decisão do Incra – Instituto Nacional de Colonização e reforma agrária – que considera a área improdutiva.



Os invasores querem a desapropriação da terra, que faria parte do antigo quilombo Brejo dos Crioulos, em Verdelândia. Informações do Incra apontam que até o final deste mês deve ser publicado o decreto de desapropriação da fazenda Vista Alegre. Os proprietários informaram que pedirão a reintegração de posse à Justiça.



No sábado houve momento de tensão, pois os invasores teriam mantido os proprietários e familiares e foram libertados depois de horas de negociação. O comandante da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar de Janaúba, Major Itamar Rodrigues Soares, designou policiais de Janaúba para reforçar a segurança na fazenda.



Diante da negociação preliminar em que os invasores demonstraram tranqüilidade, os policiais deixaram o local. O caso foi encaminhado ao Ministério Público. O Incra deve pronunciar nesta terça-feira a respeito dessa invasão.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por