Da Redação
Em entrevista a O Norte na tarde de sexta-feira, os deputados Jairo Ataíde, federal, e Ana Maria, estadual, fizeram diversas considerações sobre o grave momento em que vive a classe rural do Norte de Minas com a restrição ambiental, que poderá impedir o desenvolvimento regional. Para eles, é preciso que haja uma união em torno da causa, sensibilizando o governo estadual, já que se forem concretizadas as medidas através da secretaria de estado do Meio Ambiente, os reflexos serão negativos para toda a classe.
Há mais de quatro anos que as restrições impostas estão provocando uma paralisação crescente das atividades ligadas à agropecuária, com reflexos diretos na economia e, também, na motivação dos produtores rurais.
Para Jairo Ataíde e Ana Maria, as atividades dos produtores estão com os seus desempenhos comprometidos e aniquilados, já que as medidas ambientais são completamente distorcidas da realidade.
Segundo dados do Sindicato e da Sociedade rurais e órgãos afins, são mais de 10 milhões de hectares de unidades de conservação florestal que existem em Minas Gerais, sendo que no Norte de Minas concentra-se a maior área de parques e reservas.
Diante dessa realidade, os parlamentares e também as sociedades organizadas não entendem como existe esse tratamento, que tem como principal objetivo corrigir os desníveis regionais, mas que na realidade vai ser um entrave na produção agropecuária, já que em seu conteúdo principal os ruralistas da região não poderão utilizar até 60% das áreas de suas propriedades para exploração de suas atividades, com um argumento inviável, ou seja, a necessidade da preservação da mata seca.
- Com essa medida de restrição nas áreas agrícolas, já existe uma dura realidade: diminuição de postos de trabalho, saída do homem para a cidade e redução no rebanho - afirma Jairo.
No início da semana, os deputados Jairo Ataíde e Ana Maria estarão participando de um encontro com as entidades vinculadas ao setor rural, quando serão solidários e estarão cobrando diretamente do governo uma posição oficial sobre o assunto.