Ruy Muniz foi o único parlamentar
presente no Dia de campo de Catuti
Oliveira Júnior
Correspondente
NOVA PORTEIRINHA – A retomada do plantio de algodão no Norte de Minas, mais especificamente na microrregião da Serra Geral de Minas, foi o tema básico do dia de campo realizado sexta-feira em Catuti. Os produtores discutiram a produção de algodão transgênico e também a possibilidade de a região reviver o tempo áureo da cotonicultura. que atingiu o apogeu nos anos 80 e, devido ao ataque da praga do bicudo, foi dizimada.
O deputado estadual Ruy Muniz (DEM, ex PFL) foi o único parlamentar a prestigiar o encontro e, na oportunidade, reiterou o apoio aos cotonicultores e demais produtores rurais do Norte de Minas:
– A agricultura é o sustentáculo do Norte de Minas e, diante disso, é preciso ter seriedade na condução da política agrícola. Devemos aglutinar idéias e forças para obter o devido apoio para a classe rural.
Técnicos da secretaria de estado de Agricultura explanaram sobre a reorganização da cadeia produtiva do algodão na microrregião da Serra Geral de Minas como forma de se plantar o algodão de qualidade que atenda às exigências da exportação.
Ruy Muniz pediu ao superintendente do BNB em Minas, Nilo Meira, que interceda em favor da concessão de linhas de créditos para a cotonicultura:
– O apoio do BNB é imprescindível para os produtores voltarem a plantar o algodão – diz Ruy Muniz.
Ainda nesta sexta-feira ele se reuniu com lideranças políticas e correligionários do DEM (Democratas), nova nomenclatura que substitui o PFL, dos municípios de Monte Azul, Mato Verde, Nova Porteirinha e Janaúba.