
O vice-presidente eleito e coordenador-geral da equipe de transição, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou na quarta-feira (16) os nomes dos coordenadores de mais 16 grupos de trabalho (GTs) que atuarão na transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Entre os nomes citados por Alckmin para o GT “Povos Originários”, está o da indígena Célia Nunes Corrêa, mais conhecida como Célia Xakriabá, deputada federal eleita pelo PSOL.
Ao lado de Célia, representante do povo Xakriabá, tribo residente no município de São João das Missões, encontra-se Benki Piyãko, Davi Kopenawa Yanomami, João Pedro Gonçalves da Costa, Joênia Batista de Carvalho, Juliana Cardoso, Márcio Augusto Freitas Meira, Marivelton Baré, Sônia Guajajara e Tapi Yawalapiti.
Pelo Twitter, Célia celebrou a escolha. “Estamos muito felizes de fazer parte da equipe de transição do novo governo e de que tenha participação indígena. Isso é fundamental”.
Ainda pela rede social, a deputada lamentou a falta da participação da Articulação dos povos indígenas do Brasil (Apib).
Os demais grupos técnicos são: agricultura, pecuária e abastecimento; ciência, tecnologia e inovação; comunicação social; desenvolvimento agrário; desenvolvimento regional; justiça e segurança pública; meio ambiente; minas e energia; pesca; povos originários; previdência social; relações exteriores; saúde; trabalho; transparência, integridade e controle; e turismo.
*Com informações da Agência Brasil