Fernando Almeida
Correspondente
No período de três de abril a 19 de junho foi instaurada na Câmara Municipal de Brasília de Minas uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as contas do ano de 2002 e 2003 onde foi apurado irregularidades, principalmente na compra de combustível, material de limpeza e alimentação. A CPI foi presidida pelo vereador Arnaldo Xavier, tendo como membros os vereadores André Quadros e Vanessa Josefina Almeida. A comissão foi assessorada pelo procurador da Câmara o advogado Hugo Simões.
Depois de constatadas as irregularidades foram ouvidos os presidentes dos respectivos mandatos de 2002 e 2003, sendo concedido a eles amplo direito à defesa garantido nos códigos da Constituição Federal e Código do Direito Penal. Foram ouvidas 21 pessoas no total.
O relatório final foi encaminhado ao Ministério Público que ouvirá os envolvidos e tomará as providências cabíveis.
Segundo Arnaldo será instaurada uma CPI para analisar as contas do ano de 2001 e 2002. Ele afirmou que os vereadores continuarão fiscalizando e analisando anualmente todas as contas dos próximos presidentes.
Segundo o advogado Hugo Simões, o Legislativo tem fiscalizado os gastos da Câmara com o objetivo de agir com total transparência e que inclusive as contas de 2005 foram analisadas pela comissão.